Difusão

www.fcc.org.br

A biblioteca

 A Biblioteca Ana Maria Poppovic - BAMP é especializada em educação, avaliação educacional, primeira infância, gênero e raça. Seu objetivo, além de apoiar o trabalho do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, é promover o desenvolvimento acadêmico em níveis de graduação e pós-graduação, principalmente em áreas ligadas ao campo educacional. Criada em 1971, conta hoje com mais de 56.000 mil títulos de livros, periódicos, relatórios de pesquisa, anais de eventos, dissertações e teses indexadas em sua base de dados. Para algumas publicações, encontram-se disponíveis a capa e o sumário; para outras, quando de domínio público, o texto aparece na íntegra, com o endereço web para acesso on-line ao documento.

Acervos

A base de dados da BAMP foi desenvolvida utilizando o software de código aberto ABCD (acrônimo em português para Automatização das Bibliotecas e dos Centros de Documentação), desenvolvido pela UNESCO e mantido no Brasil pela Bireme (Centro Especializado da OPAS/OMS para a Cooperação Técnica em Informação e Comunicação Científica em Saúde na Região das Américas).

Mulherio

Na década de 80, pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas envolvidas com o estudo da condição feminina no Brasil preocuparam-se...

Ver mais

Catálogo on-line

Acesse o catálogo da BAMP

Objetivos

Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)

Visita monitorada sobre os diversos tipos de fontes de informações

Empréstimo entre bibliotecas para instituições públicas e privadas

Auxílio à pesquisa bibliográfica

Ana Maria Poppovic

Ana Maria Poppovic foi uma pedagoga especializada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae, em São Paulo. Sua relação com a psicologia começou no início dos anos 1950, quando organizou e fundou a Sociedade Pestalozzi de São Paulo, para atender às crianças com deficiências ou elevadas habilidades. Entre 1954 e 1957, trabalhou como psicóloga no Abrigo Social de Menores, atuando com crianças em situação de abrigamento. Em 1958, Poppovic foi convidada para elaborar o projeto da Clínica Psicológica do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (IP-PUC-SP) e assumir sua direção.

Em pouco tempo, essa clínica se tornou referência importante no campo psicológico, devido ao seu duplo pioneirismo: realizar atendimento aberto ao público e constituir-se em centro especializado no diagnóstico e tratamento da disfunção cerebral mínima (DCM).

Conheça a biografia