Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente
Representações Sociais e Educação
Desde 2010, articula uma rede de 40 grupos de pesquisa envolvendo mais de 100 pesquisadores de instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, com vistas à realização de um estudo conjunto sobre profissionalização docente.
Objetivos
Proporcionar intercâmbio de pesquisas e pesquisadores de diferentes países com pesquisadores brasileiros.
Realizar investigações científicas considerando a subjetividade como uma das dimensões da profissionalização docente.
Articular universidades e centros de pesquisa por meio da elaboração de projetos e atividades de formação docente.
Disseminar os resultados das pesquisas para contribuir com o debate acadêmico sobre a formação de professores.
Proporcionar formação contínua de excelência aos pesquisadores envolvidos na área.
Contribuir para a elaboração de subsídios que contribuam com as políticas públicas educacionais com foco na formação docente.
Organizar publicações, ciclo de palestras, eventos científicos e fóruns virtuais.
Pesquisa
Os projetos vinculados à Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente buscam, por meio de uma ação conjunta, obter os subsídios necessários para a compreensão dos fatores que propiciam o bom desempenho docente, ao considerar os aspectos simbólicos envolvidos em sua prática e em seu contexto de atuação.
Esse esforço se expressa no desenvolvimento de diversas pesquisas que, ao possibilitarem a ampliação das discussões referentes aos aspectos simbólicos envolvidos na prática e no contexto de atuação do professor, analisam o trabalho docente levando em conta a perspectiva dos sujeitos por meio de uma abordagem multirreferenciada, ao integrarem mais de 40 grupos de pesquisa em torno de problemáticas acerca da docência e da formação docente.
Atividades
Professores visitantes
Marguerite Altet (Université de Nantes, França)
Conferência: La démarche d'Analyse de Pratiques en formation professionnelle initiale ou continue: l'Outil réflexif des formateurs pour faire évoluer représentations, postures et pratiques effectives des enseignants.
Marguerite Altet (Université de Nantes, França)
Oficina: Análise de práticas docentes: uma demanda de pesquisa e de formação
Tanguy Leroy (Université de Lyon 2, França)
Mesa-redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens
Maria Conceição Passeggi (UFRN e UNICID, Brasil)
Mesa-redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens
Eventos
- 15ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, FCC, São Paulo, mar. 2017.
- X Jornada Internacional (JIRS) e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, UFMG, Minas Gerais, ago. 2017.
- XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, PUCPR, Curitiba, ago. 2017.
- Reunião de Apresentação do Relatório de Monitoramento Global de Educação (UNESCO), Brasília, ago. 2017.
- IV Colóquio Nacional de Investigação em Representações Sociais, México, out. 2017
- 16ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, PUCPR, Curitiba, ago. 2017