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Volume de Trabalho dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Apresentação

O volume de trabalho dos professores é um fator fundamental tanto para a qualidade de sua atuação nas escolas quanto para sua qualidade de vida e a aprendizagem dos estudantes. Ele envolve aspectos importantes como o número de escolas, de redes e de etapas, bem como o tamanho e a quantidade de turmas, e o número total de alunos com os quais os professores atuam. Por isso, investigar essas condições de trabalho, como elas variam entre diferentes contextos e quais são os fatores que as determinam é fundamental para subsidiar políticas públicas e práticas educacionais que favoreçam um volume de trabalho docente adequado. 

A Fundação Carlos Chagas (FCC) e a associação Dados para um Debate Democrático em Educação (D³e)  lançaram, em 2021, o relatório de política educacional Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão. Os resultados indicaram que os professores brasileiros que atuam nos anos finais do ensino fundamental têm um volume de trabalho maior do que o observado para docentes dos outros três países. Com contratações majoritariamente em tempo parcial e em mais de uma etapa de ensino, muitas vezes também em mais de uma escola, os professores no Brasil têm menos tempo para assumir responsabilidades extra-aula e reforçar vínculos junto à comunidade escolar.

De modo a contribuir com a compreensão das condições de trabalho docente e sua variação entre redes estaduais e municipais, a FCC, o D3e e o Itaú Sociallançaram, em março de 2023, a segunda parte do relatório de política educacional Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras. Nele, os pesquisadores buscam responder às perguntas: O que explica a média de alunos por professor de uma rede de ensino? Por que determinadas redes do país apresentam médias baixas, enquanto outras têm médias altas nessa variável?

Embora não haja um fator principal que explique a média de volume de trabalho por professor de uma rede, os dados permitem identificar combinações de fatores que atuam sobre o número de turmas, o número de alunos por turma ou sobre ambos os aspectos simultaneamente, contribuindo para que esse volume seja mais alto ou mais baixo. 

Nos dois relatórios, os pesquisadores apresentam uma série de recomendações que podem ser previstas em políticas públicas e adotadas pelas secretarias de educação para limitar o volume de trabalho dos professores e melhorar a gestão de pessoas, das escolas e das redes de ensino.

Acesse os documentos


Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão


Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras