Profa. Dra. Marli Batista Ávila
, doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Arte da USP, bacharel em instrumento,
licenciada em Educação Musical e Artística, especialista em Etnomusicologia, História da Música
e Método Kodály (Esztergom e Kecskemét - Hungria), é presidente da Sociedade Kodály do Brasil,
diretora do Conservatório Musical Brooklin Paulista, e coordenadora dos cursos de Produção Musical e
Licenciatura e Bacharelado em Música Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi.
Tem editado vários livros e materiais de apoio didático para a aplicação e adaptação
brasileira do método Kodály. Atua também como consultora e assessora pela firma individual
Musici Assessoria Pedagógico-Musical.
Projeto apresentado: Uma opção metodológica para o ensino da música na escola brasileira
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Bruno Andrade Pinto Monteiro
, nascido no Rio de Janeiro é torcedor do Flamengo, gosta de literatura,
teatro e música concentrando suas paixões nos gêneros MPB, Rock e Blues. É
casado com Aline e tem uma filha de quatro anos chamada Marina. Em 2006, foi para
o sul de Minas Gerais para trabalhar no Departamento de Química da Universidade
Federal de Lavras, onde desenvolve várias atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Em 2010, passou um período em Portugal na Universidade de Aveiro, trabalhando com a
renomada pesquisadora Dra. Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa, no Departamento de Educação.
Atualmente, coordena na UFLA o Grupo de Pesquisa: Inovação Tecnológica em Materiais Didáticos
e Metodologias para o Ensino de Ciências sediado no Laboratório de Inovação e Tecnologia em
Ensino de Ciências (LAITECH). Externamente, participa do grupo de pesquisa do Laboratório de
Linguagens e Mediações (NUTES/UFRJ), em cooperação com a Dra. Isabel Gomes Rodrigues Martins.
Tem experiência na área de pesquisa em Educação em Ciências, com ênfase em tecnologia educacional,
atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, formação continuada de professores,
educação ambiental, divulgação em ciências e museus de ciências.
Projeto apresentado:
A inserção do tema da educação em espaços não formais na formação de professores de ciências e química
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