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Pesquisadores da Fundação Carlos Chagas participam de simpósio nacional sobre política e administração da educação

Evento aborda temas como valorização profissional, cooperação federativa e participação social na política e administração da educação

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:17:08

Com minicursos e palestras, evento tem diversidade de eixos temáticos, como a valorização profissional, a cooperação federativa e a participação social 

Por Jade Castilho

Com destaque para o debate sobre democracia e o Plano Nacional de Educação (PNE), o31º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educaçãocontou com a participação dos pesquisadoresFabiana Silva Fernandes,Claudia Oliveira Pimenta e Rodnei Pereira,  membros doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas. O simpósio teve como objetivo reunir educadores da educação básica e superior, pesquisadores, estudantes e dirigentes educacionais interessados na construção, avaliação e socialização do conhecimento no campo das políticas públicas e administração da educação.Neste ano, o simpósio teve como tema centralEstado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva. O debate ganhou notoriedade com as novas proposições em políticas e gestão de educação por parte da sociedade civil. Fabiana participou com uma comunicação sobre o projeto na área de avaliação da educação infantil, coordenado pela professora Sandra Zákia, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). "O projeto se compromete com asmetas previstas pelo PNEem vigor, sobre a necessidade de ampliar o acesso a creches e pré-escolas e avaliar a educação infantil a partir de parâmetros de qualidade que nos proporcionem um direcionamento sobre as condições de atendimento na referida etapa da educação básica”, afirma a pesquisadora. Além da palestra, Fabiana também coordenou um painel de trabalhos intituladoImplementação de políticas públicas educacionais: decisões para a promoção da justiça social e a inclusão,que contou com participação de Angela Scalabrin Coutinho e Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz e abordoua relação entre os processos decisórios e a execução de políticas, programas e projetos educacionais com vistas à promoção da justiça social e ao acolhimento da diversidade.Já o painel intituladoAvaliação da Educação Infantil: instrumento subsidiário ao planejamento municipaltratou de três pesquisas inter-relacionadas, que discutiram: o acesso à creche no Brasil; dimensões e indicadores de qualidade da Educação Infantil, formulados a partir dos dados disponíveis noCenso Escolar, e dimensões para a análise de propostas de avaliação da primeira etapa da Educação Básica.Segundo a pesquisadora Cláudia Pimenta, avaliar as condições deoferta da Educação Infantil, considerando as especificidades presentes na creche e na pré-escola, é uma ação com potencial para contribuir, tanto na avaliação dos planos educacionais vigentes, quanto no fornecimento de informações para a formulação dos planos para o novo decênio.“Além disso, considero a importância de a avaliação da Educação Infantil abranger, entre outras informações, dados disponíveis em bases consolidadas nacionalmente, pois eles fornecem um bom panorama das condições educacionais existentes em cada município, estado, região e no país, e são produzidos há vários anos, o que permite verificar avanços e retrocessos ao longo do tempo”, completa.O pesquisador Rodnei Pereira coordenou o painelPráticas de Gestão Escolar no Ensino Médio, em parceria com Ana Cristina Prado de Oliveira (Unirio) e Hiago César Franklin (UFRJ), que reuniu parte dos resultados de uma investigação, de abordagem quantitativa, desenvolvida em duas redes estaduais e que teve como tema central agestão escolarem escolas que atendem o público do ensino médio. O objetivo foi identificar práticas de liderança escolar e possíveis associações com o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala. Para Rodnei, embora a produção acadêmica educacional brasileira sobre gestão escolar tenha se ampliado nos últimos anos, poucos trabalhos têm se dedicado a explorar o tema empregando como foco métodos quantitativos na última etapa da educação básica.“Os resultados mostram que, embora sejam muitas as variáveis que se relacionam ao desempenho escolar dos estudantes, quando associamos práticas de gestão escolar, tais como estabelecer direções, criar ambientes propícios à aprendizagem, promover o desenvolvimento profissional docente e redesenhar a organização escolar, estatisticamente, encontramos associações positivas e significativas entre todas as práticas de liderança testadas e a variação dos resultados entre escolas das amostras. Sendo assim, o estudo produziu achados importantes para o debate no campo das políticas educacionais e da gestão educacional, bem como para a ação dos formuladores de políticas”, destaca.Realizado de 03 a 05 de abril de 2024, o evento foi promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano).Saiba mais31º Simpósio Brasileiro de Política e Administração da EducaçãoQuando:03 a 05 de abril de 2024

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