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Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam de novo livro sobre acesso e oferta na Educação Infantil

E-book com capítulo de pesquisadoras da FCC aborda políticas públicas, desigualdades, qualidade e oferta na Educação Infantil

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:16:53

E-book lançado pela Universidade Federal do Paraná tem acesso gratuito e aborda políticas públicas educacionais, desigualdades e qualidade de ensino

Por Jade Castilho

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou o livroAcesso e Oferta na Educação Infantil: qualidade e desigualdade em debate, que inaugura a seção de publicaçõesColeção Infâncias, Educação Infantil, Políticas Públicas e Desigualdades Sociaisda instituição. A obra conta com o capítuloA educação infantil e o aprofundamento das desigualdades educacionais no contexto da pandemia,escrito pelas pesquisadoras Cláudia Pimenta e Fabiana Fernandes, doDepartamento de Pesquisas Educacionaisda Fundação Carlos Chagas. O material é fruto da pesquisa intituladaContornos das Desigualdades na Educação Infantil, no contexto da pandemiaNo capítulo, as pesquisadoras apresentam as ações da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) para dar continuidade às atividades educativas a distância oferecidas às crianças de zero a cinco anos. As ações da SME são articuladas às estratégias de adaptação do trabalho dos professores e à percepção docente sobre o aumento ou a redução das desigualdades nesta etapa educacional.  Com acesso gratuito, o livro também discute temas como o acesso à creche, as políticas públicas de atendimento às crianças de zero a cinco anos, a qualidade do ensino e a educação infantil como direito. Saiba maisEducação Infantil em tempos de pandemiaA pesquisa buscou analisar as ações adotadas pelas redes e instituições de educação infantil nos primeiros meses da pandemia de covid-19 no Brasil, bem como entender os impactos dessa situação em termos de desigualdades educacionais.

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