Pesquisa e Educação
Conheça nosso Departamento de Pesquisas Educacionais, saiba quem são os integrantes da nossa equipe e os temas que estão sendo abordados.
Nossas pesquisasPublicações
Publicações na área da educação reconhecidas nacional e internacionalmente
Destaque da década
1960 - 1970Mais de 135 mil candidatos avaliados.
Exames Vestibulares: Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Unicamp; Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco e UFBA..
Concursos Públicos: TRT da 2ª Região; Banespa; TJ-SP; Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e PGE-SP.
CESCEM
Constituído o CESCEM (Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas), que reuniu escolas superiores de São Paulo na construção de nova concepção de vestibular com a utilização de moderna tecnologia de seleção.
Criação da Fundação Carlos Chagas
FCC nasce do desejo dos idealizadores do CESCEM em construir uma instituição mais ampla, que articulasse a realização de vestibulares, pesquisas educacionais e formação de profissionais, além de estudos para a contínua melhoria dos processos de seleção.
1º Vestibular conjunto para cursos biológicos com questões objetivas
Seleção de mais de 2,4 mil candidatos para os cursos das Faculdades de Medicina da USP; de Sorocaba; de Campinas; da Escola Paulista de Medicina; da Fac. de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu;da Fac. de Medicina Veterinária da USP e da Fac. de Farmácia e Bioquímica da USP.
Série informação profissional
Com o objetivo de orientar os estudantes sobre a escolha da carreira, foi lançada a série Informação Profissional. Foram publicados sete números em forma de folhetos e o material foi distribuído aos alunos de escolas secundárias do Estado de São Paulo.
Destaques da década
■ 1,2 milhões de candidatos avaliados em concursos e vestibulares. ■ Exames Vestibulares e para Residência Médica em quase todos os estados brasileiros. ■ Criação do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) e inauguração de projetos de pesquisa em parceria com a Fundação Ford; Editora Abril; Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Fundação João Pinheiro (MG); INEP, entre outros. ■ Inauguração da BAMP (Biblioteca Ana Maria Poppovic), especializada em Educação e temas correlatos.
Leitura ótica em processos seletivos e concursos
A FCC foi pioneira, na América do Sul, na utilização do equipamento
Departamento de pesquisas educacionais
O trabalho de pesquisa para o aperfeiçoamento dos instrumentos de medida, utilizados na seleção de recursos humanos, acaba por estender-se a esferas mais amplas no campo da Educação. Constitui-se então, na FCC, uma equipe com pesquisadores cuidadosamente recrutados entre professores universitários e com interesse e experiência em pesquisa educacional dando início, assim, ao Departamento de Pesquisas Educacionais.
BAMP (biblioteca Ana Maria Poppovic)
Para apoiar o recém-criado DPE, foi idealizada a BAMP (Biblioteca Ana Maria Poppovic), especializada em Educação e temas correlatos - com acervo de livros, vídeos e periódicos científicos.
Criação do periódico cadernos de pesquisa
Inicia-se a publicação da prestigiada revista científica Cadernos de Pesquisa (CP), com periodicidade trimestral. Seu principal objetivo é divulgar a produção acadêmica relacionada com educação e, também, projetos desenvolvidos pelo DPE.
Concurso para a CEF
Mais de 120 mil candidatos inscritos para provimento de cargos de Escriturário. Aplicação de provas em 38 cidades de todas as regiões do país. O planejamento logístico e sua execução inaugurou a excelência da FCC na organização de concursos em larga escala.
Programa ALFA
Início do programa voltado à formação de professores em exercício e à melhoria da qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com alto impacto, foi utilizado em redes de ensino de diversos estados do país por vários anos sucessivos.
Inauguração da sede própria
Em 29 de maio, foi inaugurado o prédio, localizado na Av. Professor Francisco Morato nº 1.565 - Jardim Guedala, em São Paulo, que passa a reunir a instalação de todos os departamentos e serviços da fundação que, até então, funcionavam nos bairros de Pinheiros e da Vila Madalena.
Programa de dotações para pesquisa sobre mulheres e relações de gênero
Lançamento do Programa. Com financiamento da Fundação Ford, a FCC fomentou a realização de estudos sobre mulheres e relações de gênero. Ao todo, foram realizadas oito edições entre 1978 e 1998.
Destaques da década
■ Mais de 7,6 milhões de candidatos avaliados nos concursos públicos, vestibulares, exames de seleção para residência médica. ■ Entre os programas Especiais desenvolvidos pelo DPE destacam-se: Estudos e Análises relativos aos Cursos Noturnos na Educação Básica; Estudos sobre Políticas de Alfabetização; Programa de Estudos da Educação Rural do Nordeste Brasileiro (EDURURAL); Projeto IAEPII (Avaliação Internacional do Progresso Educacional) e Programa de Avaliação do Rendimento Escolar.
Educação e seleção
Lançamento do periódico Educação e Seleção, destinado à divulgação de estudos, relatos de pesquisas e de experiências sobre seleção de recursos humanos na área educacional e empresarial desenvolvidos pela FCC.
BAMP NA REDUC
A BAMP (Biblioteca Ana Maria Poppovic) é escolhida para ser um Centro Associado no Brasil da REDUC (Rede Latino-Americana de Informação e Documentação na Educação). A rede surge da necessidade de sistematização da informação relacionada às pesquisas educacionais e ao desenvolvimento de projetos e estudos na América Latina.
Pensamento e linguagem (pen-li)
Lançado o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Primeira Série do 1º Grau - Pensamento e Linguagem (PEN-LI), considerando a realidade educacional do Brasil, em especial sobre as causas do fracasso escolar. Com apoio financeiro da Fundação Van Leer (Haia, Holanda) e da Fundação Padre Anchieta, na produção dos filmes.
Mulherio
Divulgação do Mulherio: Pesquisadoras da FCC envolvidas com o estudo da condição feminina criaram o boletim de notícias Mulherio, com estilo jornalístico, voltado a discussões sobre o tema no Brasil.
Coleção de textos FCC
Criada a Coleção de Textos FCC que apresenta relatos integrais de pesquisas desenvolvidas na instituição. Neste ano também são realizadas coedições de livros e coletâneas, com outros editores, nos quais são divulgados trabalhos de seus pesquisadores, ensaios teóricos e revisões críticas.
Destaques da década
■ Mais de 9,5 milhões de candidatos avaliados nos 254 concursos públicos, 200 exames vestibulares e residência médica. ■ Pelo DPE destacam-se os projetos: Programa de Treinamento em Pesquisa em Direitos Reprodutivos na América Latina Caribe; Avaliação do Programa de Educação à Distância para Professores de Ensino Fundamental “Um Salto para o Futuro”; Estudo Analítico dos dados do Exame Nacional de Cursos: rendimento, habilidades e características socioeconômicas; Programa de Pesquisa-Ação: A Formação do Educador Infantil em Creches e Similares em Belo Horizonte e Movimento Negro e Educação - diferenças raciais e a formação do professor.
Revista Estudos em Avaliação Educacional
Lançamento da revista Estudos em Avaliação Educacional (EAE). Reconhecido periódico científico para divulgação de relatos de pesquisas, ensaios teóricos, revisões críticas, artigos e resenhas do campo de avaliação educacional.
Pioneirismo em segurança de projetos de avaliação e concursos
Pioneira na implantação de Processos de Segurança em avaliação e concursos públicos, com o Sistema de Autenticação Digital nas Folhas de Respostas e de Diversificação de Gabaritos. Esses procedimentos foram desenvolvidos para mitigar possibilidades de fraudes.
Participação em grandes Avaliações Educacionais
Atuação nas principais Avaliações Educacionais do país como: Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica); Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo); Avaliação do Rendimento Escolar de alunos da Rede Estadual do Rio Grande do Norte; Avaliação Externa do Desempenho dos Alunos da 8ª série da Rede de Ensino do SESI/SP e Avaliação do Programa “Classes de Aceleração”, do Instituto Ayrton Senna.
Sistema de provas online
Início do POL (Sistema de Provas Online), planejado e desenvolvido pela FCC para atender a demanda de provas informatizadas em diversos locais de aplicação, distribuídos pelo país simultaneamente.
Projeto Detran (RS)
Firmada parceria com o Detran do Rio Grande do Sul para realização de Exames de Habilitação, com provas teóricas e práticas. Foram atendidos cerca de 272 Centros de Habilitação de Condutores, abrangendo 490 municípios do Estado.
Destaques da década
■ Mais de 75 milhões de candidatos avaliados em processos seletivos diversos: 8 exames vestibulares, 26 concursos públicos, além de Exame Nacional de Cursos, ENEM, SARESP; SESI e residência médica do SUS. ■ Início de parceria com o IMPA na operacionalização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). ■ No DPE destacam-se: o Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação; a criação do CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representação Social e Subjetividade - Educação); e o lançamento do programa de Estágio Pós-Doutoral.
Projeto Detran (MA)
Realizada parceria com o Detran do Maranhão para realização de Exames de Habilitação, com provas teóricas e práticas. Início do projeto Educação para o Trânsito com realização de palestras em escolas de 1º grau e distribuição de jogos educativos para crianças de 6 a 12 anos.
Programa internacional de bolsas de pós-graduação: Fundação Ford
A iniciativa da FCC, em parceria com Ford Foundation, foi realizado até 2013, em 22 países. Foram concedidas bolsas de mestrado e doutorado a pessoas provenientes de grupos sociais sub-representados no ensino superior e reconhecido compromisso com a justiça social.
CIERS-ED
Criado o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) com o apoio da Fondation Maison des Sciences de l`Homme (França) e sob iniciativa de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Clarilza Prado de Sousa.
Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas
Por meio de parceria com o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), a FCC passa a atuar na operacionalização logística para a aplicação de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e, também, para processamento e análise dos dados.
Estágios Pós-doutorais
Implementado o programa Estágios Pós-Doutorais, que abrigará pesquisadores de diferentes instituições, cujos interesses de pesquisa estejam relacionados aos temas estudados no DPE.
Sistema específico de criptografia de dados
FCC desenvolve Sistema Específico de Criptografia de Dados. A tecnologia permite que durante os processos de diagramação das provas, os arquivos sejam criptografados automaticamente por softwares especializados.
Destaques da década
■ Criação do Educ@, indexador de publicações online de educação. ■ Lançamento do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, que valoriza quem ensina a ensinar. ■ Apoio à Capes na premiação das melhores teses das áreas de Educação e de Ensino. ■ Criação da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, e Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovic. ■ Implementação da área de Cursos e Seminários.
EDUC@ publicações online de educação
Lançado o Educ@ Publicações Online de Educação. O indexador visa ampliar, por meio da metodologia SciELO, a visibilidade das pesquisas sobre educação veiculadas pelas numerosas publicações científicas da área.
PRÊMIO PROF. RUBENS MURILLO MARQUES
Lançamento do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, que visa valorizar e divulgar experiências educativas realizadas por docentes de licenciatura, formadores de professores para o ensino básico. Os agraciados recebem um prêmio em dinheiro, um diploma e um troféu. Os trabalhos vencedores também são publicados na série Textos FCC.
Cátedra UNESCO sobre profissionalização docente
Unesco concede à FCC a Cátedra Profissionalização Docente, acolhida pelo CIERS-ed. Tratam-se de uma Rede de Pesquisa que tem se consolidado como uma importante ferramenta de articulação de pesquisadores e de grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais em torno da temática da profissionalização e da formação.
Concurso do INSS
Realização do concurso do INSS para os cargos de Perito Médico Previdenciário (nível superior) e de Técnico do Seguro Social (nível médio), realizado em 116 cidades brasileiras para mais de 916 mil candidatos inscritos.
FCC no PRÊMIO CAPES DE TESES
A FCC passa a somar esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização das pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses vencedoras nas categorias de Melhor Tese e Menção Honrosa, das áreas de Educação e Ensino, no Prêmio Capes de Teses.
X EDUCERE (congresso nacional de educação)
Realizado conjuntamente com o SIRSSE (Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação), consagrou a parceria entre a FCC e a PUC-PR, estabelecida desde 2011, que visa socializar os resultados das pesquisas da área da Educação. O evento é um espaço de aproximação e debate entre docentes e estudantes universitários e professores da educação básica.
Cooperação com o ministério da educação de Angola
Em cooperação com o INIDE (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação da Angola), realiza o projeto “Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática”, financiado pelo Banco Mundial. A ação visa contribuir com a formação de técnicos e professores angolanos, de modo a capacitá-los na seleção de métodos e procedimentos de avaliação da aprendizagem.
12ª Conf. Inter. Sobre representações sociais
O CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) da FCC coordenou a 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, realizada em São Paulo, para mais de 600 participantes nacionais e internacionais.
Boletim informativo da BAMP
Lançamento do Boletim Informativo da Biblioteca Ana Maria Poppovic para divulgar as novas publicações recebidas, os destaques do acervo permanente, além de disseminar produções relacionadas às áreas de atuação do DPE.
FCC: Cursos e seminários
A área de Cursos e Seminários da FCC é reestruturada. As atividades, destinadas ao aperfeiçoamento da capacitação de profissionais da educação e de áreas afins, passam a ter como foco: a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis; a implantação de processos de inclusão de diferentes grupos da sociedade; a aquisição de novas competências para incorporação de avanços científicos, metodológicos e tecnológicos.
Cátedra Franco-brasileira Serge Moscovici
A Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, criada em 2016, foi elaborada de maneira verdadeiramente bilateral, pois fundada em parcerias já existentes com instituições francesas - Université Lyon 2 e da Remosco (Réseau Mondial Serge Moscovici - Fondation Maison des Sciences de l’Homme) e com apoio do Consulado Geral de França em São Paulo. Tem como objetivo fortalecer e ampliar as cooperações científicas entre os dois países.