Fórum de discussão FCC-Insper: refletindo sobre a divisão sexual nas ocupações e profissões
Coordenação:Maria Rosa Lombardi; Regina Madalozzo (Insper)
Equipe:Maria Rosa Lombardi, Amélia Artes, Adriano Moro (assistente técnico de pesquisa); Veridiana Campos; Regina Madalozzo (Insper), Sérgio Martins (Insper)
Parceiro:Insper
Vigência: 2016- 2017
Descrição:O projeto concretizou um trabalho em parceria entre pesquisadores do Insper e da FCC interessados no estudo das profissões e ocupações com a perspectiva de gênero. Desenvolveu-se pesquisa exploratória que elegeu a área profissional da enfermagem, selecionando três ocupações/profissões, a saber: auxiliares e técnicos de enfermagem (ensino médio) e enfermeiros (ensino superior). Duas vertentes de investigação se complementaram: 1) a quantitativa, através da análise de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) 2015, focalizando a ocupação, o emprego e o rendimento, com cruzamentos preferenciais por sexo e raça/cor; essa etapa foi realizada pelas duas equipes; 2) levantamento de estudos e pesquisas acadêmicas sobre profissões da área da enfermagem, focando homens e mulheres, com o intuito de identificar e classificar a produção nacional recente dessa temática, seus autores e grupos de pesquisa; recorreu-se aos bancos de teses e dissertações e principalmente à Biblioteca Virtual de la Salud (BVS), que engloba bancos de dados nacionais e internacionais em saúde; essa etapa foi realizada pela equipe FCC. Se, inicialmente, havia interesse na posição dos homens nesse campo profissional, a busca por produção científica demonstrou que pouco se tem estudado esse segmento. Ao contrário, existe uma grande quantidade de estudos e pesquisas sobre as profissões selecionadas com foco nas mulheres, uma vez que a enfermagem foi e continua sendo um campo profissional feminino. Nesse sentido, alterou-se o foco da busca de documentos, passando a privilegiar um olhar mais geral sobre o trabalho nas ocupações/profissões selecionadas, independentemente do sexo dos profissionais.