Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública – Fase 2: Análise do banco de dados dos projetos inscritos
Coordenação:Gisela Lobo Tartuce (DPE/FCC), Patrícia Albieri Almeida (DPE/FCC) e Sandra Unbehaum (DPE/FCC)
Bolsistas:
Darian Soheil Rahnemaye Rabbani; Liliane Bordigon de Souza, Luciana Ramirez da Cruz, Veridiana Pereira Parahyba Campos e Gisela do Val
Financiamento:Fundação Itaú para Educação e Cultura (Itaú Social)
Vigência:2019-2022
Descrição:Pesquisa proposta para a Fundação Itaú Social com o objetivo de explorar o vasto material recebido nas inscrições doEdital de Pesquisa – Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública, para fins de pesquisa e identificação de iniciativas promissoras para a superação dos desafios desse segmento de ensino. O objeto foi o tratamento do banco de dados dos 492 projetos de pesquisa inscritos, considerando as informações disponibilizadas pelos participantes no momento de sua inscrição. Em uma primeira etapa, foi realizada a caracterização dos 492 proponentes e dos projetos de pesquisa apresentados; na segunda, a caracterização temática dos projetos inscritos e, por fim, apresentada a análise qualitativa de uma amostra representativa do conjunto dos projetos inscritos, enfatizando os desafios dos anos finais do ensino fundamental e a noção de pesquisa aplicada.