Volume de trabalho docente é tema em congresso sobre eficácia e melhoria escolar
Pesquisadora da FCC apresenta estudo que compara condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental em quatro países
Luanne Caires
18/07/2024 22:15:17
Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresenta resultados de estudo que compara condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil e em outros três países
Por Luanne Caires
Entre os dias 10 e 13 de janeiro, Gabriela Moriconi, integrante do grupo de pesquisaPolíticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores, da Fundação Carlos Chagas, participará doInternational Congress for School Effectiveness and Improvement(ICSEI 2023). O evento acontece no Chile e propõe reflexões sobre as possibilidades de profissionais ligados à educação trabalharem localmente a partir de uma perspectiva global, de modo a identificar soluções que respondam a demandas em diferentes contextos e permitam que tanto os profissionais quanto os estudantes enfrentem desafios de uma realidade complexa, incerta e desigual. A apresentação de Gabriela ocorrerá naterça-feira (10), às 14 horas. A palestra intituladaTeacher Workload Volume In Lower Secondary Education: A Comparative Analysis Between Brazil, USA, France And Japan(Volume de Trabalho dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma Análise Comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão) reúne osprincipais resultados de estudoque analisou aspectos como o número de escolas, redes, etapas de ensino e disciplinas em que os docentes lecionam nos quatro países, além do tamanho e número de turmas e do número total de alunos por professor.Realizada em parceria com oD³e - Dados para um debate democrático na educação, a pesquisa aponta diferenças importantes entre as formas de contratação e as atribuições dos professores brasileiros em relação aos demais países analisados. Enquanto nos Estados Unidos, na França e no Japão, os docentes são contratados geralmente para atuar em tempo integral em uma mesma escola e com um papel que não se restringe às atividades na sala de aula, no Brasil 45% dos professores trabalham em mais de uma escola e 30% em mais de uma etapa educacional, sendo contratados para lecionar um conjunto de aulas com pouco tempo adicional para atividades extraclasse. A sistematização de informações sobre o volume de trabalho docente é um dos aspectos fundamentais para superar desafios ligados àscondições de trabalho nas escolasno século 21. Com impactos sobre a saúde dos professores e, consequentemente, sobre a frequência de afastamentos e licenças médicas, a alta sobrecarga de trabalho docente também afeta a aprendizagem dos estudantes, com efeitos maiores sobre estudantes de baixa renda. Saiba maisVolume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e JapãoEstudo realizado por pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e do Centro Universitário Assunção (Unifai) e publicado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o D3e – Dados para um debate democrático na educação.DOI: 10.18222/fcc-d3e_1International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI 2023)Quando:10 a 13 de janeiro de 2023Onde:Viña del Mar, ChileProgramação:ICSEI 2023 - ConfTool Pro - BrowseSessionsMais informações:https://2023.icsei.net/