Planejamento de sistema educacional é tema de seminário com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Evento com especialistas internacionais promove diálogo sobre experiências de planejamento educacional de longo prazo em diferentes contextos
Luanne Caires
18/07/2024 20:03:49
Com pesquisadores da América Latina, da África e da Europa, evento promove diálogo sobre experiências de planejamento de longo prazo na educação em diferentes contextos
Por Luanne Caires
Na última sexta-feira, 08 de dezembro, a pesquisadora Adriana Bauer, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, participou do webinárioPlanejamento de sistema educacional a longo prazo: experiências internacionais e diálogos com o Brasil. O evento foi organizado pelo Todos Pela Educação e o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação, com o propósito de contribuir para o debate sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034. Bauer abordou o histórico dos planos decenais de educação e a importância de se definir metas factíveis e quantificáveis, de modo a permitir o monitoramento de sua execução. A definição dessas metas, segundo a pesquisadora, passa por um bom diagnóstico. “Para qualquer planejamento governamental, seja ele de cinco anos, de dez anos, bianual, a gente tem que conseguir identificar e caracterizar, de uma forma muito adequada, o problema que a gente quer priorizar para aquele período. Se não, a gente não consegue ter sucesso nas demais etapas”, afirmou Bauer durante sua exposição. Painéis e sistemas de indicadores são ferramentas de apoio à avaliação diagnóstica citada pela pesquisadora, que apresentou diferentes modelos para monitoramento de impactos e contextos da educação, destacando seus pontos positivos e suas limitações. Uma das propostas apresentadas é oSistema de Indicadores Municipais da Educação Básica(SIEB), com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. A proposta foi desenvolvida durante o pós-doutorado do pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira na FCC, sob supervisão de Adriana Bauer, e reúne diferentes dimensões da situação educacional das redes municipais (recursos, processos e resultados), com informações sobre suficiência, eficiência, eficácia e equidade, e possibilidade de comparações entre redes e da situação de uma mesma rede ao longo do tempo. Além de Bauer, participaram do evento outros cinco pesquisadores da Argentina, Uruguai, México, Moçambique e Portugal, que compartilharam informações sobre planejamento, monitoramento e avaliação dos sistemas educacionais em seus respectivos países. O debate foi mediado por Luiz Souza, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e especialista em planejamento educacional. O evento foi gravado e está disponível nocanal do Todos Pela Educaçãono YouTube. Saiba maisEducação por EvidênciasEmliveorganizada pela Diretoria de Ensino Região Leste 4, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o pesquisador Adolfo Samuel de Oliveira apresenta o Sistema de Indicadores da Educação Básica e suas funcionalidades para diagnóstico, monitoramento e avaliação das redes de ensino municipais.