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Encontro sobre ensino integral e trabalho docente traz recomendações para melhoria da educação

Em evento organizado pelo Estadão, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresenta dados sobre volume de trabalho dos professores no Brasil

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:15:40

Durante o evento, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresenta dados de relatório que analisa as condições de trabalho dos professores no Brasil

Por Luanne Caires

O ensino integral e o trabalho dos professores é tema de um dos encontros da sérieReconstrução da Educação, que busca discutir caminhos que permitam retomar a trajetória de melhora da aprendizagem no contexto brasileiro. O evento é promovido pelo Estadão e terá participação de Gabriela Moriconi, integrante do grupo de pesquisaPolíticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores, da Fundação Carlos Chagas. No segundo encontro da série, que ocorre em 16 de maio (terça-feira), às 10 horas, Gabriela discutirá dados do relatórioVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, apresentado pela Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático em Educação (D³e) e o Itaú Social. O estudo analisou fatores que explicam a desigualdade na média de alunos por professor entre redes de ensino, definida pelo número e pelo tamanho das turmas que o docente assume no ano letivo. Segundo dados do censo escolar 2020, um professor do 6º ao 9º ano do ensino fundamental pode ser responsável por uma média de 11 a 525 estudantes, conforme a rede. Entre os fatores identificados pelo relatório para explicar o volume de trabalho docente, estão, por exemplo, a carga horária de trabalho, a reserva de tempo para atividades extraclasse, a duração das aulas e as cargas horárias das diferentes disciplinas. Neste sentido, escolas de tempo integral, a depender de como são organizadas, podem contribuir para evitar a sobrecarga dos professores. Isso porque é possível que docentes de disciplinas com poucas aulas semanais, como artes e inglês, tenham um aumento no número de aulas de seu componente curricular ou ofereçam disciplinas eletivas, o que permite reduzir a quantidade de turmas com que trabalham para completar sua carga horária. Além da participação de Gabriela, o evento contará ainda com a presença de Hebert Lima, secretário municipal de Educação de Sobral (Ceará), e de Vitor Pedro de Arruda, ex-estudante de escola em tempo integral e professor na rede municipal de Gravatá (Pernambuco). A mediação será feita pela jornalista Renata Cafardo. A sérieReconstrução da Educaçãoocorre ao longo do mês de maio e aborda temas como recomposição da aprendizagem, educação infantil e alfabetização, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Saiba maisReconstrução da Educação - Educação Integral e ProfessoresQuando:16 de maio, 10 horasOnde:Transmissão peloYouTube do EstadãoInformações:Meet Point Estadão ThinkVolume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental – Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileirasRelatório publicado pela Fundação Carlos Chagas, pelo D3e  e pelo Itaú Social apresenta análise de fatores que influenciam o número total de alunos dos professores em redes de ensino municipais e estaduais.DOI: 10.18222/fcc-d3e-2

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