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Futuros educacionais pós-pandemia são tema de evento internacional com participação da Fundação Carlos Chagas

Amélia Artes (FCC) fala sobre desigualdades escolares na pandemia, diagnóstico e políticas públicas durante segundo dia do Diálogos Sul-Sul.

Luanne Caires

Publicado em:

18/07/2024 22:15:10

Série de palestras acontece ao longo de três semanas e traz diferentes perspectivas sobre infância, juventude, desigualdades e educação

Por Luanne Caires

A série de seminários Diálogos Sul-Sul, organizada pela Western Sydney University (Austrália), em parceria com o programa de Mestrado em Antropologia Sociocultural e a Faculdade de Ciências Sociais, ambos da Universidade do Chile, tem início nesta quinta-feira (10) com a proposta de discutir futuros educacionais pós-pandemia. Dividido em três dias de conferências on-line, o evento abre seu primeiro dia com o temaInfâncias e juventudes em contextos de complexidade: de estratégias familiares a compromissos comunitáriosNo segundo dia da série (17/11), às 18h30, Amélia Artes, integrante do grupo de pesquisaGênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos, no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), apresentará a palestraDesigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas.A apresentação será feita em parceria com Cinthia Toledo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As análises fazem parte de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realizado na FCC, na Unicamp e na Universidade de São Paulo (USP), com coordenação do professor Mauricio Ernica (Unicamp).As pesquisadoras trarão um panorama das desigualdades escolares no Brasil e das mudanças que a pandemia acarretou para a rotina nas escolas, com base em três aspectos: as experiências de estudantes e professores nesse contexto; os efeitos da suspensão das aulas presenciais sobre a permanência e o desempenho escolar, e as respostas de governos, escolas e professores à nova situação. No dia 17 de novembro, o evento contará ainda com as participações de Verónica López (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso) e Lorena Villagrán (Universidade do Chile),   que também farão apresentações, respectivamente, sobre o impacto da pandemia de covid-19 nas escolas e as experiências de crianças migrantes.O terceiro e último dia será dedicado a temas comoVozes jovens: Austrália pós-covideUma escola sobrecarregada: afetividade, gênero e sexualidades na era pós-confinamentoTodas as apresentações terão tradução simultânea em português, espanhol e inglês e as inscrições podem ser feitas napágina do eventodisponível na plataforma Zoom.Saiba mais:Diálogos Sul-Sul (Austrália, Chile e Brasil)Quando:dias 10, 17 e 24 de novembro de 2022, às 18 horas (horário de Brasília)Onde:plataforma de videoconferência ZoomInscrição:registro gratuito no link do evento

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