Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!
www.fcc.org.br

Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!

Capes e FCC reconhecem as melhores teses de 2019 nas categorias Educação e Ensino. Conheça os trabalhos premiados!

admin

Publicado em:

18/07/2024 19:35:14

* Com informações da CCS/CapesNo dia 12 de dezembro, em Brasília, acontecerá a solenidade de premiação do Prêmio Capes de Tese 2019. Desde 2012, a FCC (Fundação Carlos Chagas) soma esforços com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na valorização de pesquisas em Educação, oferecendo um prêmio adicional às áreas de Educação e Ensino, nas categorias Melhor Tese e Menção Honrosa. Veja logo a seguir a relação dos trabalhos selecionados nesta edição.Os autores das melhores teses nas áreas de Educação e Ensino receberão prêmio especial da FCC no valor de 15 mil reais. Já os agraciados com a Menção Honrosa ganharão 5 mil reais. "O investimento em pesquisa sempre foi uma das preocupações da Fundação Carlos Chagas que, por meio de seu Departamento de Pesquisas Educacionais, se dedica a programas de investigação relacionados à educação. Assim, para nós é uma alegria participar do Prêmio Capes de Tese, parceria que completa oito anos e estimula a pesquisa de excelência no país, nas áreas de Educação e de Ensino", avalia Lúcia Villas Bôas, Diretora-Vice-Presidente Operacional da Fundação Carlos Chagas.

EDUCAÇÃO

Melhor teseP2h {Pirâmide da pedagogia Hacker = [vivências do (In) possível]}Autora:Karina Moreira MenezesOrientador:Nelson De Luca PrettoInstituição:UFBA (Universidade Federal da Bahia)Menção HonrosaO PNE e as universidades estaduais brasileiras: assimetrias institucionais, expansão e financiamentoAutora:Renata Ramos da Silva CarvalhoOrientador:Nelson Cardoso AmaralInstituição:UFG (Universidade Federal de Goiás) Modelagem Matemática na formação inicial de pedagogosAutora:Vantielen da Silva SilvaOrientador:Dionísio BurakInstituição:UEPG (Universidade Estadual de Ponta de Grossa)

ENSINO

Melhor teseO currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do ensino fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima Autora:Luzia VoltoliniOrientadora:Carmen Teresa KaiberInstituição:ULBRA (Universidade Luterana do Brasil)Menção HonrosaEducação científica e cultura política democrática: um estudo sobre o processo de recontextualização de elementos de formação política na prática do ensino de Ciências nas séries iniciaisAutor:Edgar Miranda da SilvaOrientadora:Rita Vilanova PrataInstituição:UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) "Como você chegou a esse resultado?" O diálogo nas aulas de Matemática dos anos iniciais do ensino fundamentalAutora:Ana Carolina FaustinoOrientador: Ole SkovsmoseInstituição:UNESP-RC (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Rio Claro)Sobre o PrêmioInstituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese é concedido anualmente às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), selecionadas em cada uma das áreas do conhecimento da Capes, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Acesse ositeda FCC e veja os trabalhos premiados nas edições anteriores, nas categorias Educação e Ensino.  

Relacionados