Novos caminhos para a formação de professores: experiência que aborda estágio supervisionado é premiada pela FCC
Atividade realizada na Licenciatura em Geografia no campus nordeste da Universidade Estadual de Goiás usou a pesquisa-ação como metodologia
Partir de um problema e dialogar na busca de soluções são habilidades fundamentais para o trabalho docente. Ao propor novos caminhos para a formação de professores, Francilane Eulália De Souza foi a única docente premiada pela14ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.
IntituladaA pesquisa-ação no estágio supervisionado em Geografia na UEG campus Nordeste, o projeto, desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás no campus da cidade de Formosa, utilizou a pesquisa-ação como metodologia na disciplina de estágio supervisionado.
Desde 2014, a professora aplica o projeto de estágio nas suas aulas com o objetivo de romper com o modelo tradicional de estágio, tido como pouco reflexivo e desmotivador, segundo relatos de estudantes do curso em que leciona. Ao longo dos anos, Francilane aperfeiçoou a experiência em conjunto com os estudantes até chegar na versão de 2022 e 2023.
"O conhecimento ele é dialógico e dialético, parte do pensamento complexo, construindo outros saberes com interconexões entre os sujeitos. Fazer em conjunto pode transformar a experiência em sala de aula e a formação de professores", afirma Francilane, docente premiada.
Neste sentido, o intuito da experiência formativa era de conferir um novo sentido ao estágio, com o incentivo à participação dos alunos na elaboração de projetos, aplicação dos mesmos, avaliação das ações executadas e reflexões sobre as próprias atividades para atingir os objetivos de ensino e aprendizagem nas escolas onde atuaram no estágio.
Conhecendo o contexto para solução de problemas
Discentes do curso de geografia, professores das escolas campos e estudantes dessas escolas estiveram envolvidos na experiência formativa. Ao todo, 19 alunos e alunas da Licenciatura, sendo 11 mulheres e oito homens, entre 19 e 38 anos, realizaram o estágio supervisionado. Francilane reforça a importância de se entender o contexto dos seus alunos e em como isso interfere na sua percepção da atividade formativa, como, por exemplo, o fato de apenas um discente da disciplina ter mãe com ensino superior.
"Entre os outros alunos, os pais tinham ensino médio completo ou incompleto, alguns apenas o fundamental e outros tinham os pais analfabetos. Então, é importante também evidenciar a importância do curso para mudar a realidade local e dos próprios alunos, já que se trata de um curso gratuito por uma instituição pública de qualidade do estado de Goiás, no centro oeste brasileiro, que deu a oportunidade de acesso ao ensino superior para esses alunos", aborda.
Os projetos de pesquisa-ação foram realizados em escolas da cidade de Formosa, no estado de Goiás, e Planaltina, no Distrito Federal, com características distintas, incluindo escolas urbanas, rurais, em centros e periferias.
Durante a experiência de estágio nas instituições escolares, os discentes desenvolveram várias habilidades para a identificação de problemas, resolução de desafio e no diálogo com professores e alunos da escola na criação de um projeto para ajudar nessas dificuldades de aprendizagem. A partir dessa metodologia, se parte de um problema e se avalia a própria prática em sala de aula na busca de novas propostas pedagógicas de forma conjunta.
O espaço da escola
Filha de uma mulher que não teve oportunidade de finalizar a formação na educação básica, Francilane ressalta a importância de se pensar a escola como um espaço ainda privilegiado, em que poucos têm acesso e conseguem permanecer até a finalização dos seus estudos.
"Ganhar esse prêmio, sendo uma mulher negra, filha de uma mãe analfabeta, sendo professora em uma universidade pública, a única mulher deste ano a vencer a premiação, me lembra muito da minha mãe e do caminho que fiz para chegar até aqui. É muito importante estar nesse lugar e tenho muito orgulho", completa emocionada.
Saiba mais
A pesquisa-ação no estágio supervisionado em Geografia na UEG campus Nordeste Experiência desenvolvida pela docente Francilane Eulália de Souza, no curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Goiás (UEG)