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Aprender a avaliar: experiência formativa aborda processos de avaliação de aprendizagem é premiada pela FCC

Iniciativa criou estratégias de avaliação no desenvolvimento de habilidades e competências de discentes futuros professores da educação básica

Autor- Jade Castilho,Pesquisas Educacionais em Pauta -14/11/2024 14:04:41

A avaliação da aprendizagem pode ser um processo complexo não somente para estudantes avaliados, como também para educadores avaliadores. Para ajudar a compreender melhor o processo de avaliação, Iron Pedreira Alves, docente no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), implementou uma experiência formativa voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para esse componente central de toda a prática pedagógica. 

IntituladaAvaliar para aprender se aprende avaliando, o projeto desenvolvido por Iron foi um dos três premiados pela14ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Durante a pandemia de covid-19 e o período de distanciamento social, foi necessário pensar estratégias para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado pelas instituições escolares. 

Apresentado inicialmente para outros colegas docentes de Iron na universidade, o educador incorporou a iniciativa para a disciplina de Psicopedagogia no Contexto Escolar da Licenciatura em Pedagogia da UEFS. 

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da competência de avaliar para aprender, a disciplina introduz três elementos da avaliação formativa: a avaliação por pares mediada por rubrica e o feedback por áudio. As atividades avaliativas são realizadas no Laboratório de Avaliação da plataforma Moodle, na qual os estudantes devem oferecer feedbacks informativos aos colegas de turma. 

Avaliar com proximidade

Com o passar do tempo e adoção das novas práticas de avaliação, os resultados, segundo Iron, foram animadores e aprimorados ao longo da sua aplicação. O processo de aperfeiçoamento contou com a ajuda dos próprios estudantes em diálogo constante com o docente responsável. O processo de avaliação por pares aconteceu em quatro oportunidades ao longo do semestre, sendo que a primeira delas não resultava em nota, servindo apenas para adaptar a turma a essa novidade. 

"Além de reforçar o aprendizado dos próprios conteúdos e proporcionar situações teórico-práticas que promovam o desenvolvimento da competência de avaliar para aprender, também foi possível colocar em ação a avaliação para a aprendizagem, em lugar de uma avaliação só da aprendizagem", comenta o docente responsável. 

A rubrica avaliativa, usada ao longo do semestre, é um instrumento importante no processo de familiarizar os estudantes com a avaliação da aprendizagem ao materializar os critérios de avaliação e os níveis de aperfeiçoamento. 

Já o feedback por áudio surgiu a partir de uma necessidade de Iron em dar retornos aos educandos durante a pandemia e a dificuldade em permanecer constantemente e por longos períodos fazendo leituras e anotações na tela do computador. 

Para isso, ele passou a imprimir os trabalhos e enviar áudios com a sua leitura e anotações. Além de facilitar sua avaliação, o professor ressalta a recepção positiva dos discentes em receber seus retornos por áudio. 

"Além de veicular mais informação em menos tempo, o que ajuda muito, poupa tempo e oferece mais informações para eles, é uma parte afetiva da coisa, em que se aproxima muito mais deles. Ouvir a voz do professor tranquiliza eles, é o que dizem os estudantes", completa. 

Saiba mais

Avaliar para aprender se aprende avaliando

Experiência desenvolvida pelo docente Iron Pedreira Alves, no curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

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