Apresentação
A pandemia de covid-19 trouxe um contexto de crise e excepcionalidade que mudou a dinâmica dos espaços de aprendizagem. Com a suspensão de aulas presenciais em consequência das medidas de distanciamento social, surgiram preocupações com o acirramento das desigualdades educacionais e com a preservação do direito à educação. Diante dos desafios impostos à prática docente e à atuação técnico-administrativa no setor, pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas iniciaram, em março de 2020, o estudo Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica, para analisar a percepção de professores sobre os novos cenários educacionais da pandemia e contribuir para a mitigação de prejuízos na aprendizagem de estudantes de todo o Brasil.
O primeiro passo desse estudo exploratório foi a elaboração de um questionário on-line com o propósito de acessar a percepção de professoras e professores da educação básica, de escolas públicas e privadas, sobre a experiência inicial com a suspensão das aulas. O questionário foi disponibilizado entre 30 de abril e 10 de maio de 2020, por meio de redes sociais, e contou com respostas de mais de 14 mil docentes de todos os estados brasileiros. Os dados coletados, aliados à análise de documentos oficiais, acadêmicos e de organizações sociais, permitiram a construção de um retrato sobre as atividades docentes no modelo não presencial e as expectativas para o período pós-pandêmico.
A partir desse retrato inicial, dois novos projetos vêm sendo desenvolvidos. Para aprofundar a compreensão sobre as demandas específicas do alunado e de professoras e professores na educação especial, tendo em vista a perspectiva da educação inclusiva, a Fundação Carlos Chagas iniciou o projeto Inclusão escolar em tempos de pandemia, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, em 2021, foi lançada uma série de sete estudos que integram o projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: o enfrentamento das desigualdades. Com o financiamento do Itaú Social e o apoio da UNESCO, o projeto tem três eixos principais de discussão: Políticas educacionais, formação docente e avaliação; Trabalho e práticas docentes, e Desigualdades educacionais e inclusão.