O Seminário Internacional "Trabalho, cuidado e políticas sociais: Brasil-França em debate" abordará o tema do trabalho das mulheres em sua relação tanto com a esfera privada, da família, como com a esfera pública, das empresas e corporações, nos espaços tradicionais e nos novos empregos qualificados. O programa se desdobrará em seis sessões que terão lugar em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto, e no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de agosto.
O Seminário é uma realização da Universidade de São Paulo (através do Programa de Pós-Graduação em Sociologia), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (através do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia), da Fundação Carlos Chagas, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, pelo lado brasileiro, e da Rede MAGE ("Marché du travail et genre"), pelo lado francês. Ele dará continuidade ao diálogo internacional estabelecido por ocasião do Colóquio realizado em 2007, quando se reuniram pesquisadores brasileiros e da Rede MAGE, também em São Paulo e no Rio de Janeiro, e do qual resultaram dois livros, veiculados no Brasil e na França.
Neste segundo evento, retomaremos a discussão sobre as múltiplas desigualdades que se interseccionam no mercado de trabalho, como as de gênero, de raça e de classe social, colocando em debate as configurações por elas assumidas, na França e no Brasil. Introduziremos um novo tema, o do cuidado (care), focalizando-o tanto enquanto trabalho,quanto na sua relação com as políticas públicas, o direito e a cidadania.
Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Auditório, Butantã
São Paulo-SP Cep 05508-000
Largo de São Francisco, 1, Salão Nobre,
Centro
Rio de Janeiro-RJ Cep 20051-070