Departamento de Pesquisa Educacionais

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Representações Sociais, Subjetividade e Educação

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As atividades do grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação privilegiam a realização de investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais e a promoção do debate interdisciplinar, tanto no plano teórico como no metodológico. Ênfase é dada às questões relacionadas ao campo educacional e aos fenômenos psicossociais a ele associados com foco, sobretudo, na formação e profissionalização docentes. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed).

Equipe

Linhas de pesquisas

Docência: formação, profissionalidade e representações sociais

Os estudos que compõem a linha de pesquisa consideram que a Teoria das Representações Sociais, articulada a outros referenciais, oferece significativo aporte para a compreensão de processos psicossociais expressos em políticas e currículos da formação e do trabalho docente, bem como aqueles associados à constituição da profissionalidade de professores.

Estudos teóricos e metodológicos em representações sociais

Investigações que envidam esforços na articulação de distintos campos de saber participam da linha que tem por objetivo oferecer operacionalizações teóricas e metodológicas ao estudo da complexidade do fenômeno das representações sociais.

Pesquisas