2015
Desde 2012, a FCC soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino
Melhor Tese
Por uma didática da invenção surda: prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilíngue no município do Rio de Janeiro
Premiado(a): Cristiane Correia Taveira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientador(a): Vera Maria Ferrão Candau
Menção Honrosa
Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência
Premiado(a): Patrícia Daniela Maciel
Instituição: Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Programa de Pós-Graduação em Educação
Orientador(a): Maria Manuela Alves Garcia
Juventude e conhecimento escolar: um estudo sobre o (es)interesse
Premiado/a: Roseli Regis dos Reis
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Orientador/a: José Geraldo Silveira Bueno
Melhor Tese
A quinta história: composições da educação matemática como área de pesquisa
Premiado(a): Filipe Santos Fernandes
Instituição: Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro (Unesp-RC). Programa de Pós-Graduação de Educação Matemática
Orientador(a): Antonio Vicente Marafioti Garnica
Menção Honrosa
Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital
Premiado(a): France Fraiha-Martins
Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA). Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática
Orientador(a): Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Memória mediada na aprendizagem de Física: problematizando a afirmação “Não me lembro de nada das aulas do ano passado!”
Premiado(a): Marta Máximo Pereira
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
Orientador(a): Maria Lucia Vital dos Santos Abib