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Estudo Exploratório: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica

Coordenação: Lúcia Villas Bôas e Sandra Unbehaum

Pesquisadores DPE/FCC: Adelina Novaes, Adriana Pagaime, Amélia Artes, Cláudia Pimenta, Marina Nunes e Thaís Gava

Estatística:Raquel Valle

Produção editorial e projeto gráfico FCC: Gabriel de Moraes Domingues Conceição (NDS), Marcus Vinicius dos Santos Souza (NTI), Mario Luiz Veiga Pirani (NDS), Pedro Penafiel (NTI)

Pesquisadores Colaboradores: Ricardo Henrique Pucinelli (USP) e Vicente Sarubbi Junior (Uems)

Financiamento:FCC

Vigência:2020 -2022

Descrição: Desde março, o Brasil, a exemplo de outros países da Europa e das Américas, lentamente assumiu diversas estratégias sanitárias preventivas ao avanço da covid-19, dentre elas a quarentena e o isolamento social, o que levou os estados brasileiros à suspensão das aulas presenciais, em todos os níveis de ensino. Ciente dos prováveis efeitos na educação, o DPE  propôs, em março de 2020, um estudo exploratório visando a levantar informações que pudessem contribuir com o debate público e acadêmico sobre como mitigar o acirramento das desigualdades educacionais. Para tanto, foram realizados levantamento e análise de documentos oficiais, acadêmicos e de organizações sociais visando a obter um quadro de referências das políticas e das estratégias propostas para o período da pandemia e pós-pandemia. E, para obter uma perspectiva dos profissionais da educação, em especial professores da educação básica brasileira, que atuam em redes públicas e privadas, imbricados diretamente na atual e excepcional realidade de ensino e aprendizagem, foi produzido e  aplicado um questionário on-line para coleta de informações sobre as atividades docentes no modelo não presencial, bem como sobre as expectativas para o período pós-pandêmico. As informações geradas são base para novos estudos de aprofundamento pelos grupos de pesquisa do DPE a serem realizados em 2021, com apoio do Itaú Social. Os resultados dos 14.250 questionários, respondidos por professores e professoras de todas as regiões do país, foram analisados e compuseram três informes, divulgados por meio digital e debates virtuais.