Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente
Pesquisadores–DPE/FCC: Gabriela Moriconi (coord.), Claudia Davis, Gisela Tartuce, Marina Nunes, Patrícia Almeida
Pesquisadores Colaboradores: Katherine Merseth (coord., Harvard University, EUA), Ani Martins da Silva, Lisandra Príncepe (Unip), Rodnei Pereira (Unip) e Walkiria Rigolon (SEE-SP)
Financiamento:Harvard University Lemann Brazil Research Fund
Vigência: 2017-2020
Descrição: Trata-se de uma parceria entre a FCC e a Universidade de Harvard, com o objetivo de contribuir para o debate educacional no Brasil ao investigar as práticas formativas utilizadas por formadores em cursos de formação inicial docente e as concepções que as orientam. Para isso, o projeto conta com duas etapas. Na primeira, foi realizada uma revisão de literatura para mapear a produção acadêmica de grupos de referência internacionais e nacionais acerca das práticas formativas em cursos de formação inicial docente. O produto referente a essa etapa foi entregue em abril de 2018. Na segunda etapa, foram realizados nove estudos de caso com doze professores de licenciatura brasileiros que participaram do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, de modo a identificar práticas formativas empregadas por eles com o propósito de “ensinar a ensinar” na educação básica, analisando as concepções de formação e investigando o contexto no qual essas práticas ocorrem. O produto final desse projeto foi entregue em abril de 2019. A equipe está produzindo um livro com os resultados da pesquisa, a ser publicado no primeiro semestre de 2020.