Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresenta recomendações que favorecem a formação de docentes em atividade
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Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa do Bett Brasil 2023 Por Graciele Almeida de Oliveira Na próxima quinta-feira, dia 11 de maio, às 9h30, acontece a mesa redonda Panorama da Educação STEM no Brasil: trocas com Colômbia e Reino Unido sobre uso de dados para políticas públicas durante o evento Bett Brasil. A mesa contará
Por Lara Mello O estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, realizado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e Itaú Social, foi tema de reportagem do Portal R7. Os pesquisadores analisaram os
Iniciativa desenvolvida em curso de licenciatura da Universidade Federal de Goiás se apropria da tecnologia em sala de aula e reconfigura os papéis de docentes, estagiários e alunos de diferentes anos escolares
Por Luanne Caires A desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil e os fatores que ajudam a explicar essa desigualdade são tema de coluna da pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, no Nexo Políticas Políticas. Gabriela é uma das autoras do relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino
O aumento de situações de violência nas escolas nos últimos anos e a escalada de ameaças no último mês de abril intensificaram o debate sobre convivência e clima escolar. O pesquisador Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), apresenta algumas considerações sobre como os professores podem lidar com atitudes reativas
Experiência formativa sobre obras escritas em língua italiana foi desenvolvida nas redes sociais para abordar linguagem, gênero, identidades e projetos decoloniais
Relatório apresentado por Fundação Carlos Chagas, D3e e Itaú Social evidencia fatores que ajudam a entender a desigualdade no volume de trabalho docente a partir de estudos de caso de redes municipais e estaduais
Evento ocorre em setembro na Colômbia e aborda a relação entre representações e práticas sociais Por Luanne Caires Os fenômenos sociais estão marcados por representações que são compartilhadas por diferentes grupos e que afetam sua maneira de se colocar e agir no mundo. A análise dessas representações está ligada a áreas tão diversas quanto educação,
O volume de trabalho docente no Brasil varia muito entre redes de ensino: nas redes estaduais, as médias vão de 181 a 439 estudantes por professor; nas municipais, a variação é de 11 a 525 alunos em média. Para investigar essa desigualdade, a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação