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Práticas educativas e intervenções no ambiente escolar são tema de livro organizado por pesquisador da Fundação Carlos Chagas

 

Imagem em textura com tons de bege claro com miniatura da capa do livro. Uma tarja em vermelho indica “Lançamento de livro” ao topo. Na faixa horizontal em azul petróleo, há o texto “Práticas educativas e intervenções na/da escola. Acesse para saber mais”. Na barra inferior, os perfis nas redes sociais e o logo da Fundação Carlos Chagas são escritos em branco.

|30/08/24

E-book reúne relatos de experiências de educadores, gestores escolares, psicólogos e orientadores em diversos níveis e modalidades de ensino

Por Jade Castilho

As intervenções na e da escola e as práticas educativas e pedagógicas são temas de e-book gratuito organizado por Rodnei Pereira, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).

A obra reúne contribuições e experiências de educadores, gestores escolares, psicólogos e orientadores atuantes em diversas modalidades de ensino na educação básica.

“A ideia de articular autores com formações diversificadas, mas que atuam na Educação, se originou dos desafios atuais enfrentados pelos profissionais que atuam nas escolas e da necessidade de compartilhar experiências concretas, que possam apoiar e inspirar o enfrentamento desses desafios, considerando sua complexidade”, afirma Rodnei.

Os capítulos abordam o processo de escolarização, o enfrentamento da violência na/da/contra a escola, as práticas inclusivas, a saúde mental, os projetos e programas voltados para a valorização do ensino e o enfrentamento das desigualdades escolares.

O primeiro capítulo, intitulado Em busca de uma Psicologia Escolar e Educacional Crítica, foi escrito por Rodnei e Rodrigo Toledo e aborda os desafios na implementação da Lei n.º 13.935/2019, que tornou os serviços de Psicologia Escolar e Assistência Social Escolar obrigatórios na educação básica.

“Esperamos, com o capítulo, contribuir para elucidar o escopo e a natureza do trabalho desenvolvido pelas psicólogas escolares, que deve estar alinhado ao projeto político pedagógico das escolas e que não tem um caráter de atendimento clínico individual”, explica Rodrigo.

O e-book está disponível para download gratuito no site da editora Arco. Acesse para saber mais.