1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Inscrições para seminário e lançamento de livro sobre gênero e o trabalho das mulheres estão abertas; confira a programação
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Inscrições para seminário e lançamento de livro sobre gênero e o trabalho das mulheres estão abertas; confira a programação

 

Imagem em fundo texturizado salmão com formas de ramos de folhas de árvore em marrom. Nas faixas laterais em marrom e vinho, há o texto "Seminário e lançamento de livro. A bipolaridade do trabalho feminino revisitada. Maria Rosa Lombardi. Inscreva-se. 13 de setembro de 2024". Logos com os perfis das redes sociais da Fundação Carlos Chagas são sinalizados em barra inferior branca.

|13/08/24

Evento acontece no próximo dia 13 de setembro com presença de Maria Rosa Lombardi e pesquisadoras referências na área

Por Jade Castilho

No dia 13 de setembro de 2024, das 9h às 13h, a Fundação Carlos Chagas promoverá o seminário A bipolaridade do trabalho feminino revisitada e o lançamento do livro Gênero e os trabalhos das mulheres: percursos de uma trajetória de pesquisa.

Com organização de Maria Rosa Lombardi, Maria Lúcia Vannuchi e Lúcia Villas Bôas, diretora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, a coletânea de artigos resgata publicações da carreira de Maria Rosa em conjunto com outras pesquisadoras da área. O seminário, a partir do livro, pretende refletir sobre a dualidade do trabalho feminino na atualidade e ao longo da história.

O evento terá pesquisadoras referências nos estudos de gênero e trabalho e abordará temas como hierarquização na divisão sexual do trabalho, a informalidade no mercado de trabalho feminino, ciência, tecnologia, inovação e gênero, e a presença de mulheres negras no pólo mais desenvolvido do trabalho.

A mesa será coordenada por Albertina Costa, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas, com comentários de Helena Hirata, diretora de pesquisa emérita no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS). Ao final do debate, ocorrerá a sessão de autógrafos com Maria Rosa.

Programação

9h às 9h30 – Café de boas-vindas
9h30 às 9h40 – Mesa de abertura
9h40 às 10h – Mudanças e estratégias de reconversão dos princípios da separação e hierarquização na divisão sexual do trabalho
Profa. Dra. Maria Lúcia Vannuchi: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
10h às 10h20 – A informalidade no mercado de trabalho e o trabalho feminino
Profa. Dra. Angela Maria Carneiro Araújo: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
10h20 às 10h40 – Ciência, tecnologia, inovação e gênero
Profa. Dra. Maria Margaret Lopes: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)10h40 às 11h – Olhando para o invisível: mulheres negras no pólo mais desenvolvido do trabalho
Profa. Dra. Adriana Tolentino Sousa: Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC)
11h às 11h20 – Intervalo
11h20 às 11h40 – Comentários de Dra. Helena Hirata: Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França
11h40 às 12h10 – Debate com o público e encerramento
12h10 às 13h – Sessão de autógrafos

Saiba mais
A bipolaridade do trabalho feminino revisitada
Quando: 13 de setembro de 2024
Onde: Evento presencial na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo, localizada na Avenida Professor Francisco Morato, 1565.
Inscrições abertas