Conheça as vencedoras da 8ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques
Conheça as vencedoras da 8ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques
admin
15/01/2025 13:53:47
Nesta quarta-feira (02/10), a FCC (Fundação Carlos Chagas) anunciou os três projetos vencedores da 8ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a Educação Básica. Confira abaixo os projetos selecionados:
- Barbara Corominas Valério e Daniela Mariz Silva Vieira, da Universidade de São Paulo, comProjetos de Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores(Matemática);
- Daniela Franco Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia, com o projetoCajón: estratégia interventiva para compartilhamento de emoções em sala de aula(Ciências Biológicas);
- Thaís Lobosque Aquino, da Universidade Federal de Goiás, com o projetoMúsica, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música(Música).
A cerimônia de premiação será realizada no dia 23 de novembro, no auditório da Fundação Carlos Chagas, na capital paulista. No evento, as vencedoras serão agraciadas com um prêmio de R$20 mil, diploma e troféu (uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter).
Além disso, os projetos laureados serão publicados, em detalhes, na próxima sérieTextos FCC, que visa subsidiar outras iniciativas e divulgar as experiências a especialistas da área e demais públicos interessados na temática. Neste ano, o Prêmio recebeu 80 inscrições.
A seleção dos vencedores foi realizada por uma Comissão Julgadora, composta por especialistas na área da formação docente do projeto inscrito. É considerada a originalidade dos procedimentos didáticos empregados, ou seja, utilização de estratégias diferentes das usuais, que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do projeto visando à aprendizagem dos licenciandos, bem como o potencial multiplicador da experiência.
“A cada ano, o processo de seleção tem sido cada vez mais gratificante, pois há experiências muito interessantes Brasil afora, e é muito difícil comparar projetos que são excelentes. O critério diferenciador, que discriminou os três trabalhos premiados, foi o foco nos procedimentos didáticos utilizados tendo em vista a aprendizagem da docência do futuro professor”, afirma Patrícia Albieri de Almeida, uma das coordenadoras do Prêmio e pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC.
Informações sobre o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques em 2018 e os resultados das edições anteriores estão disponíveis napáginada iniciativa, no site da FCC.
Sobre a iniciativa
Criado em 2011, o Prêmio é também uma homenagem aoProf. Dr. Rubens Murillo Marques, presidente de honra e um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas, em reconhecimento a sua trajetória acadêmica e ao seu empenho no fortalecimento desta instituição.