André Ramos (UFSC), Rafaela Fetzner Drey (IFRS) e Taitiâny Kárita Bonzanini (USP) recebem o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques!
André Ramos (UFSC), Rafaela Fetzner Drey (IFRS) e Taitiâny Kárita Bonzanini (USP) recebem o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques!
admin
18/07/2024 22:13:43
Na última sexta-feira, 22/11, foi realizada a Cerimônia de Premiação da 9ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, iniciativa da FCC (Fundação Carlos Chagas). Foram premiados André Ramos, Guilherme Razzera e Paulo Roberto Petersen Hofmann da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com o Projeto Imagine: formando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora (Licenciatura em Ciências Biológicas); Rafaela Fetzner Drey, do IFRS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia — Rio Grande do Sul), com o projeto O ensino de língua inglesa na prática: micropráticas de ensino como estratégia de formação inicial de professores de língua estrangeira; e Taitiâny Kárita Bonzanini, da Esalq/Usp Piracicaba (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo), com o projeto A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão (Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Ciências Agrárias). Desde 2011, o Prêmio prestigia e divulga experiências formativas realizadas por professores dos cursos de licenciaturas. Os três professores vencedores receberam um prêmio de R$20 mil, diploma e troféu (uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Os projetos laureados foram publicados, em detalhes, nonúmero 57da série Textos FCC, que visa a subsidiar outras iniciativas e a divulgar as experiências a especialistas da área e demais públicos interessados na temática. O evento foi realizado no Auditório Prof. Dr. Ângelo Barone Netto, na sede da FCC, na capital paulista. “Ficamos muito felizes com os trabalhos premiados neste ano. É um alento, na atual conjuntura, receber projetos de altíssima qualidade, o que torna o nosso processo de seleção ainda mais desafiador”, elogiou Lúcia Villas Bôas, Diretora-Vice-Presidente Operacional da FCC, durante a abertura da cerimônia. O evento também contou com a presença de Edmund Chada Baracat, Pró-Reitor de Graduação da USP. Orgulhoso pelo trabalho realizado pela professora Taitiâny Kárita Bonzanini, ele elogiou a iniciativa da FCC de reconhecer e valorizar práticas que contribuem para a formação dos futuros professores. Neste ano, o Prêmio recebeu 94 inscrições de todas as regiões do país. O perfil dos projetos submetidos foiapresentadopelas pesquisadoras do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC e coordenadoras da iniciativa Gisela Lobo Tartuce e Patrícia Albieri Almeida. Para elas, os trabalhos vencedores destacam-se não apenas pelo potencial de replicabilidade, como valorizam o empenho desses professores em apoiar de perto os licenciandos. Veja alguns destaques abaixo:
Professores celebram o Prêmio
Ao receber o Prêmio, os professores celebraram o reconhecimento. “Fico feliz que o trabalho contribuiu para enfrentar uma inquietação que sempre me acompanhou: o fato de poucos estudantes optarem pela licenciatura”, comenta Taitiâny Kárita Bonzanini. Segundo ela, as diferentes estratégias utilizadas ao longo do projeto contribuíram para aperfeiçoar sua própria prática, e que agora usa em outras disciplinas obrigatórias. “Ao longo do nosso percurso, conseguimos propiciar oportunidades para que os estudantes vivenciassem os desafios e descobertas da docência ainda durante a graduação. Além do mais, muitos se encantaram pela docência da língua inglesa, o que ainda é muito difícil no País”, comemora Rafaela Fetzner Drey. A professora destacou ainda o fato de, na história do Prêmio, ter sido a primeira premiada com um projeto de língua estrangeira e que foi realizado em um Instituto Federal. Já o professor André Ramos afirmou que o reconhecimento chegou em boa hora. “Vamos reinvestir o valor do Prêmio na continuidade do ProjetoImagine: formando educadores para uma docência multicultural. Com o quadro de redução do financiamento de pesquisas noPaís, precisamos, cada vez mais, dar visibilidade e reconhecer a produção científica e o trabalho de excelência que realizamos nas universidades”, defendeu.Saiba Mais
Confira os detalhes de cada projeto premiado em 2019 nonúmero 57da SérieTextos FCCVeja abaixo a apresentação dos professores premiados- Imagine: formando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora
- O ensino de língua inglesa na prática: micropráticas de ensino como estratégia de formação inicial de professores de língua estrangeira
- A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão