Estudantes negros foram os mais afetados por abandono escolar durante pandemia
Estudo da Fundação Carlos Chagas utiliza dados do IBGE e mostra que maioria de alunos que não frequentaram a escola na pandemia são negros.
Luanne Caires
18/07/2024 22:14:24
Estudo da Fundação Carlos Chagas mostra a relação entre abandono escolar e desigualdades no ensino durante a pandemia de covid-19A Fundação Carlos Chagas, atenta à importância de compreender fatores ligados às dificuldades de acesso e permanência no campo educacional, desenvolve o projetoDesigualdades na educação brasileira: ressignificação do abandono escolar no contexto de pandemia. O estudo é coordenado pela pesquisadora Amélia Artes e utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - COVID19 (PNAD COVID19 -IBGE, 2020) para analisar o abandono escolar nos ensinos fundamental e médio, levando-se em consideração sexo e raça/cor.A pesquisafaz partedo projeto temáticoEducação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizado pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, em parceria com a Unesco Brasil e com o Itaú Social.Os resultados indicam que o abandono escolar tem sexo e cor, afetando principalmente os meninos negros. Dentre o 1,2 milhão de estudantes de 11 a 14 anos que não receberam atividades escolares em casa durante a pandemia, 40,6% são negros. Os dados também apontam que eles somam 45% do total de alunos que não frequentaram a escola no período.Os principais resultados da pesquisa, que ainda está em andamento, estão disponíveis noinformepublicado pela Fundação Carlos Chagas. O tema também foi assunto dewebinário da série Pesquisas Educacionais em Foco. Próximos passosO estudo conta com um novo recorte temático que faz parte do projeto recém aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP),Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas.A proposta écompreender como professores da educação básica percebem o abandono e a evasão escolar durante a pandemia e quais ações foram tomadas para a redução desses problemas. Além da Fundação Carlos Chagas, integram o projeto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Université de Rouen Normandie, Université de Toulouse, Université Libre de Bruxelles, Western Sydney University e Mohammed V University - Rabat-Morocco. Saiba maisInforme -Abandono escolar e a pandemia no Brasil: efeitos nas desigualdades escolaresO informe traz os principais resultados da pesquisa sobre abandono escolar, desenvolvida no Departamento de Pesquisas Educacionais, com coordenação de Amélia Artes.I Webinário da Série Pesquisas Educacionais em FocoO primeiro webinário da série traz uma discussão sobre as desigualdades educacionais na pandemia. Durante o evento, a coordenadora do projetoDesigualdades da educação brasileira: ressignificação do abandono escolar no contexto da pandemiadiscute as desigualdades educacionais, em especial as relacionadas aos meninos negros.