O uso das rubricas na educação básica como instrumento formativo
Estudo analisou 17 investigações sobre as rubricas como uma estratégia para a avaliação formativa na educação básica e suas contribuições para a trajetória escolar dos estudantes
![Fotografia de duas folhas de papel com quadrados em branco para preenchimento e uma caneta. Sobre a imagem, há a frase: Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. O uso das rubricas na educação básica como instrumento formativo. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.](https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2024/06/fcc-eae-em-pauta-rubricas-690x376-1-wpv_900x450_center_center.png)
Como usar rubricas para a avaliação de estudantes? Foi a partir dessa pergunta que Susan M. Brookhart, professora emérita na Escola de Educação da Universidade Duquesne (Pensilvânia, Estados Unidos) e consultora educacional, elaborou o artigo O uso de rubricas na educação básica: Revisão e recomendações, publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional.
A pesquisa foi desenvolvida por meio do Education Resources Information Center (Eric) e consistiu na revisão de literatura de artigos publicados no período de 2014 a 2023. Os objetivos do trabalho foram realizar um estudo que focasse no uso de rubrica, enquanto um instrumento de avaliação construído para a sala de aula, e refinar recomendações para seu uso por professores da educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de profissionais da educação. Na elaboração de uma rubrica, por exemplo, é fundamental definir quais os critérios que são importantes para avaliar o estudante.
Com a análise crítica de 17 investigações sobre o uso de rubricas na educação básica, o levantamento explicitou a importância desse instrumento para a avaliação formativa. A autora constatou que, em todos os estudos selecionados, o uso da rubrica é precedido por uma introdução à ferramenta, mediante a realização de atividades que permitam aos estudantes se familiarizar com ela. A pesquisa possibilitou também o levantamento de informações sobre o efeito da rubrica para o processo de ensino e de aprendizagem, em relação à motivação dos estudantes, bem como suas percepções e atitudes, e sobre o uso da rubrica pelos professores.
Em sua trajetória acadêmica, Susan dedicou parte importante da sua carreira a rubricas, contribuindo fortemente para a compreensão, elaboração e uso de rubricas na educação, tornando-se uma referência internacional sobre o assunto. Dentre os livros publicados, destaca-se How to create and use rubrics for formative assessment and grading (Como criar e usar rubricas para avaliação formativa e atribuição de notas, em tradução livre). A pesquisadora é autora ou coautora de 17 livros e de mais de 70 artigos e capítulos de livros sobre avaliação em sala de aula e desenvolvimento profissional de professores.
Leia o artigo:
Brookhart, S. M. (2024). O uso de rubricas na educação básica: Revisão e recomendações. Estudos em Avaliação Educacional, 35, Artigo e10803. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10803
Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.
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