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Técnica Q: jogo ou metodologia científica?

Técnica Q: jogo ou metodologia científica?

Autor- Samára Dos Santos Sampaio, Doutoranda, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, sami_sampaio@hotmail.com,CP em Pauta -03/10/2024 13:26:32

22/09/2022

Os jogos são considerados uma das principais formas de interagir com as gerações do século 21. O que você acharia de fazer um estudo e utilizar um método em formato de jogo? O artigo “A utilização da técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas” completou 50 anos desde a sua primeira publicação, em 1972, nos Cadernos de Pesquisa. Escrito por uma das pioneiras no uso dessa técnica no Brasil, Bernardete Angelina Gatti, o texto apresenta os fundamentos teóricos e estatísticos da metodologia Q, desenvolvida pelo psicólogo e físico William Stephenson, na década de 1930. Hoje, essa técnica pode ser utilizada manual ou digitalmente e busca oferecer elementos para entendermos os pontos de vista de uma pessoa ou de um grupo de pessoas.O artigo de 1972 sumarizou as etapas da técnica e a definiu como o processo de apreensão da “significação emprestada a um conjunto grande de afirmações ou itens por uma pessoa (em vários momentos ou sob instruções diferentes) ou conjuntos de pessoas, dadas certas instruções” (GATTI, 1972, p. 46).Apesar de, no Brasil, o seu emprego permanecer tímido (NOVAES, 2016; SAMPAIO et al., 2021), o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação vem desenvolvendo pesquisas recorrendo à técnica. Por outro lado, em nível mundial, aumentou a quantidade de investigações e publicações científicas que utilizaram a metodologia Q nas mais diversificadas áreas, visto que ela permite conhecer diferentes perspectivas do fenômeno de interesse e aproximar-se das dimensões subjetivas e interpretativas. 

Referências

NOVAES, A. Metodologia Q: uma estratégia investigativa para o estudo das singularidades. In: NOVAES, A.; VILLAS BÔAS, L. P.; ENS, R. T. (Org.). Formação e trabalho docente: relações pedagógicas e profissionalidade: pesquisas com a técnica Q. Curitiba/São Paulo: Champagnat/ Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 15-30.SAMPAIO, S. S.; FERREIRA, J. B. B.; BALDONI, N. R.; DONADELI, J. M.; FERNANDES, M. N. F.; SANTOS, M.; GALVÃO, M. C. B.; ROCHA, J. S. Y.; PALMAR SANTOS, A. M.; FORSTER, A. C. Q method in research on health professions education and digital technologies: a systematic review.Research, Society and Development, v. 10, p. e471101019154, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19154. Acesso em: 12 set. 2022.

Leia o artigo em

GATTI, B. A.Utilização da técnica Q como instrumento de medida nas Ciências Humanas. Cadernos de Pesquisa, São Paulov. 6, p. 46-59, 1972.

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Tutorial construção do Q-sort - Doutorado em Saúde Pública:Assista ao Vídeo no YouTubeOs argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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