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Avaliação em larga escala: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

 

Composição de fundo cinza com textura granulada e sombreada. Sobre o fundo, formas geométricas em vinho, cinza escuro e cinza claro. Em uma faixa branca, o texto: "Avaliação em larga escala: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas". O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais aparecem em uma barra inferior de cor branca.

|17/07/24

Os desafios para o planejamento, a aplicação e a análise dos resultados de uma avaliação educacional em larga escala geográfica e numérica

Por Jade Castilho – assessora de comunicação no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas, e-mail: comunicacao@fcc.org.br

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, a aplicação de exames de larga escala apresenta diversos desafios. A avaliação educacional, um dos eixos de pesquisa da Fundação Carlos Chagas, pode ir muito além da verificação do conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares.

Avaliações em larga escala, em sua maioria, incluem diferentes tipos de instrumento, como testes, questionários, formulários de controle e manuais de aplicação. É assim que são coletadas informações para além do desempenho dos estudantes, como aquelas que informam sobre o contexto das escolas, a formação dos professores e as práticas pedagógicas realizadas. Posteriormente, esses dados são analisados para entender como diversos fatores influenciam o rendimento escolar.

Desde o final da década de 1990, a FCC atuou em várias avaliações de larga escala no Brasil, desde a etapa de planejamento, elaboração e aplicação de instrumentos avaliativos, construção e consistência de bases de dados, análises qualitativas e quantitativas e elaboração de relatórios para diferentes públicos-alvo. Como exemplos, podemos citar edições diferenciadas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Exame Nacional de Cursos (Provão), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A Obmep foi a avaliação de larga escala que permaneceu mais tempo sob a execução da FCC. Criada em 2005, foi realizada pela Fundação Carlos Chagas no período de 2006 a 2019. A Olimpíada é um projeto nacional que envolve instituições de ensino públicas e privadas nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o exame busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, além de contribuir para a melhora da qualidade da educação básica e o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas. Como estratégia inclusiva, seus resultados permitem a premiação de alunos e professores por estado da federação.

A Obmep é um projeto amplo, com diversas ações para formação de alunos e professores e que disponibiliza materiais didáticos para incrementar a prática pedagógica dos professores desta disciplina.

“É uma avaliação sistêmica em que se pensa no contexto que a escola está envolvida, nos próprios alunos, no currículo trabalhado e em novas formas de desenvolvimento desses estudantes. É um projeto que exigiu uma parceria muito grande com as escolas, desde o processo de inscrição – que é influenciado pela realidade das instituições de ensino – até a aplicação das provas, a qual é realizada pela própria escola”, afirma Gláucia Novaes, do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da FCC e coordenadora da aplicação da Obmep neste período.

Por meio de parceria com o IMPA, a atuação da FCC neste projeto incluiu a impressão dos instrumentos de avaliação, a operacionalização logística para sua distribuição e recolhimento, processamentos e análises de dados, bem como elaboração de relatórios descritivos e análises dos resultados obtidos, segundo a coordenadora do projeto.

Os documentos incluíam a triangulação dos dados encontrados com bases secundárias, como o Censo Escolar e indicadores captados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2006, 32.603 escolas participaram da Obmep, passando para 54.831 unidades de ensino em 2019, ano em que foram inscritos no projeto 18.158.775 alunos, números que consolidam a olimpíada como uma das avaliações em larga escala de grande relevância no cenário educacional brasileiro.

Além de apresentar resultados, os relatórios elaborados pela equipe da FCC abordaram sugestões de estratégias para ampliar e melhorar o programa, como a adoção de ações para incluir mais escolas localizadas em municípios pequenos e nas zonas rurais.

Saiba mais:
Avaliação Educacional
Grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas que tem como meta prioritária gerar conhecimento no campo da Avaliação Educacional, a partir da produção, sistematização, análise e divulgação de pesquisas, bem como da reflexão teórico-metodológica, de forma a ampliar os referenciais que sustentam propostas de investigação na área.