A quantidade de jovens matriculados no ensino superior brasileiro mais do que triplicou nas últimas três décadas. De 1,8 milhão de matrículas em 1995, o país passou para 8,6 milhões em 2019, segundo dados do Censo do Ensino Superior. A mudança não foi apenas em números: o perfil dos estudantes também se diversificou com a
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A formação de professores em uma abordagem intercultural e emancipadora é um dos caminhos para estimular práticas pedagógicas que respeitem diferenças entre modos de vida e promovam reflexões históricas, políticas e sociais. Utilizar a linguagem para uma formação com esses princípios foi o objetivo da iniciativa @meninasemulheresna literatura, coordenada pelas docentes Paula Freitas e Cristiane
Os jogos são considerados uma das principais formas de interagir com as gerações do século 21. O que você acharia de fazer um estudo e utilizar um método em formato de jogo? O artigo “A utilização da técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas” completou 50 anos desde a sua primeira publicação, em
Em um mundo conectado, as tecnologias não são apenas ferramentas de mediação de práticas sociais. Elas constituem um mundo em si mesmas, habitado por milhões de pessoas e capaz de moldar novos conhecimentos e as formas de organizá-los. Na Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes Suzane Vieira e Danilo
Imagine estar em um curso de formação de professores, mas não poder visitar uma escola ou entrar em uma sala de aula. Em uma situação que desafia a ocupação tradicional dos espaços de ensino, novos vínculos precisaram ser acionados nas licenciaturas de todo o Brasil. Em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre
A presença de agentes militares no cotidiano das escolas públicas divide opiniões e vem ganhando apoio de parte da sociedade brasileira. Por outro lado, o fato tem sido denunciado por diversos grupos e meios: imprensa, pesquisas acadêmicas, movimentos sociais e sindicais. Em nosso artigo, esse processo se caracteriza como a militarização da escola pública. Ou
O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. É um dos poucos locais em que crianças e jovens podem se encontrar e discutir um tema em comum, com a mediação de um adulto,
No último dia 16 de setembro, foram divulgados os resultados de dois produtos do Inep: o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Indicador Nacional da Educação Básica). A reação com os resultados, inclusive pela própria Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), demonstra o reconhecimento dos efeitos da pandemia na
Em seu novo livro The making of dialogical mind: Social Representations and communication, Ivana Marková, pesquisadora e professora da University of Stirling (Escócia), aborda a importância da comunicação e da linguagem para a teria das Representações Sociais. Ela parte da teoria dialógica e de contribuições de estudiosos como Serge Moscovici, Mikhail Bakhtin e Edgar Morin.
No trabalho “Avaliação de projetos, programas e políticas educacionais”, as autoras Adriana Bauer e Fabiana Silva Fernandes examinaram e organizaram os artigos publicados na revista EAE – Estudos em Avaliação Educacional entre os anos de 1990 e 2019 que tratam da temática avaliação e análise de políticas públicas e programas educacionais. A partir da análise