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Estudo avalia habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental

O estudo analisou 94 professores e revelou detalhes sobre suas interações e sensibilidades no campo escolar. Confira como esses educadores se destacaram e identifique oportunidades de aprimoramento de práticas pedagógicas 

23/05/24 | Por Andrieli Zorzo, psicóloga clínica e escolar, mestranda em Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Atitus Educação, Passo Fundo-RS, andrielizorzo.psi@hotmail.com; e Marcia Fortes Wagner, docente, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC), Programa de Pós-graduação em Psicologia, Atitus Educação, Passo Fundo-RS, marcia.wagner@atitus.edu.br

Fotografia de mão de pessoa segurando com a ponta dos dedos uma pequena peça de madeira com o desenho de um aperto de mãos. Abaixo, há três outras peças de madeira com o desenho de uma pessoa. Sobre a imagem, há o texto: “Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. Estudo avalia habilidades sociais e empatia em professores”. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A investigação das habilidades sociais e empatia de professores do ensino fundamental é um tema cada vez mais relevante. Com a diversificação das salas de aula e o surgimento de novas modalidades de ensino, professores com habilidades sociais e empatia aprimoradas podem criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e acolhedores. O artigo Habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental, publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional, apresenta uma pesquisa que oferece base sólida para identificar áreas de aprimoramento profissional, que podem permitir que os educadores se adaptem melhor às necessidades dos alunos, promovam o engajamento e contribuam para o sucesso acadêmico e emocional dos estudantes. 

O artigo é uma avaliação das habilidades sociais e empatia de professores do ensino fundamental. Os pesquisadores promoveram um estudo quantitativo com a utilização do Inventário de Habilidades Sociais-2-Del-Prette e do Inventário de Empatia para investigar esses construtos em docentes. O estudo teve como objetivo entender as relações entre habilidades sociais, empatia e outras características associadas, com foco em identificar os repertórios comportamentais e estimular possíveis programas de desenvolvimento das relações interpessoais e da saúde mental no ambiente educacional. 

Os resultados indicaram que a maioria dos professores apresentava um repertório de habilidades sociais dentro ou acima da média, enquanto uma pequena parte tinha indicação para treinamento de tais habilidades. Foi constatado que a empatia dos professores era alta, com destaque para a dimensão do altruísmo, ou seja, sua capacidade em ajudar os outros. Entretanto, revelou uma relação inversa entre as habilidades sociais e o altruísmo, o  que  pode demonstrar uma tendência do grupo de professores participantes do estudo a subestimar suas necessidades em prol do outro. O aspecto encontrado aponta que as habilidades empáticas precisam estar em equilíbrio para não comprometer a saúde mental do professor. 

O estudo conclui que, embora os professores tenham habilidades sociais e empatia adequadas, ainda há oportunidades de aprimoramento do seu desempenho e reforça a importância contínua do desenvolvimento profissional docente para melhorar a qualidade do ensino. O artigo fornece resultados valiosos para orientar o desenvolvimento profissional dos professores de ensino fundamental e contribuir para aprimorar as práticas pedagógicas no cotidiano escolar.

Leia o artigo:

Heck, C., Zorzo, A., Oliveira, C. R. de, & Wagner, M. F. (2024). Habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional35, e10501. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

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