A educação democrática que reverbera nos institutos federais por meio da arte
O texto contribui para a discussão da relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais.
Data original de publicação:11/04/2024
O artigo traz a relação entre arte e educação democrática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – os chamados IFs –, a partir da visão do autor, um professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense que pesquisou os Anais do Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (Enpaif).
A motivação para o estudo está baseada na urgência em se debater a educação democrática dado o contexto reacionário vivido a partir do período que Tommaselli (2018, p. 58) nomeou de “ciclo do Golpe de Estado de 2016”. A educação democrática tornou-se a bandeira apropriada para articular as diferentes lutas em torno do direito à escola pública (Frigotto, 2018; Penna, 2018; Immianovsky, 2023).
A pesquisa, vinculada ao Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), analisou 24 textos completos – sobre ações de ensino, pesquisa e extensão em Arte desenvolvidas nos institutos federais – publicados nos Anais do Enpaif das edições de 2017, 2018 e 2019.
O Enpaif é um evento institucional que tem como objetivo promover a partilha de pesquisas, de ações pedagógicas e de extensão relacionadas à área de arte, desenvolvidas nos institutos federais. Os resultados revelam que os Anais do Enpaif destacam a interligação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, a qual se caracteriza por colocar ênfase no processo de escolarização, na importância das estruturas e dos processos democráticos na tomada de decisão e no currículo democrático.
Diante dessa constatação, o texto defende que os Anais do Enpaif constituem um conjunto de documentos que manifesta a educação democrática por meio da arte nos institutos federais em contexto reacionário. A pesquisa também se destaca por trazer uma abordagem inovadora ao debate sobre as relações entre a arte e a educação democrática.
Nesse sentido, considerando o contexto reacionário vivido e a urgente necessidade de afirmar que o Brasil escolheu, desde a Constituição Cidadã de 1988, viver em uma democracia, o estudo ressalta que uma escola realmente democrática não pode dispensar a arte.
Referências
Frigotto, G. (2018). A disputa da educação democrática em sociedade antidemocrática. In F A. Penna, F. Queiroz, & G. Frigotto (Orgs.), Educação democrática: Antídoto ao Escola sem Partido (pp. 17-34). LPP.Immianovsky, C. (2023). ExistiResistir: Arte e educação democrática nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em contexto reacionário [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Regional de Blumenau.Penna, F. A. (2018). Construindo estratégias para uma luta pela educação democrática em tempos de retrocessos. In F. A. Penna, F. Queiroz, & G. Frigotto (Orgs.), Educação democrática: Antídoto ao Escola sem Partido (pp. 111-130). LPP.Tommaselli, G. C. G. (2018). Escola sem partido: Indícios de uma educação autoritária [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente.
Leia o artigo em:
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341
Saiba mais:
Revista Cadernos de PesquisaGP Arte e Estética na EducaçãoOs argumentos presentes nestepost são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.