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Fotografia de duas folhas de papel com quadrados em branco para preenchimento e uma caneta. Sobre a imagem, há a frase: Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. O uso das rubricas na educação básica como instrumento formativo. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.

Como usar rubricas para a avaliação de estudantes? Foi a partir dessa pergunta que Susan M. Brookhart, professora emérita na Escola de Educação da Universidade Duquesne (Pensilvânia, Estados Unidos) e consultora educacional, elaborou o artigo O uso de rubricas na educação básica: Revisão e recomendações, publicado na revista Estudos em Avaliação Educacional. A pesquisa foi

Fotografia de mão de pessoa segurando com a ponta dos dedos uma pequena peça de madeira com o desenho de um aperto de mãos. Abaixo, há três outras peças de madeira com o desenho de uma pessoa. Sobre a imagem, há o texto: “Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. Estudo avalia habilidades sociais e empatia em professores”. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A investigação das habilidades sociais e empatia de professores do ensino fundamental é um tema cada vez mais relevante. Com a diversificação das salas de aula e o surgimento de novas modalidades de ensino, professores com habilidades sociais e empatia aprimoradas podem criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e acolhedores. O artigo Habilidades sociais e

Composição de fundo verde e cinza-azulado, com o texto Prêmio Capes de Tese 2023 ao lado do desenho de um cérebro composto por formas triangulares. Sobre o fundo, há a frase: “Luz, câmera… produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. Eduardo dos Santos de Oliveira Braga - Menção honrosa em Ensino”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior na cor branca.

Como os conhecimentos matemáticos podem ser construídos na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Foi assim que Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chegou ao tema de sua tese de doutorado, reconhecida com menção honrosa em Educação no Prêmio

Composição de fundo verde, com curvas laranjas na parte inferior. Sobre a imagem, há o texto: “Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2023. Semiótica e consciência negra: propostas de ensino e desdobramentos. Projeto vencedor é da área de Licenciatura em Letras-Espanhol”. O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

O trabalho docente traz inúmeros desafios, dentro e fora de sala de aula, que vão além dos conteúdos previstos no currículo escolar. O combate ao racismo foi escolhido pela professora Eva Cristina Francisco, da Licenciatura em Letras – Espanhol do campus Avaré do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).  Em

O artigo discute as possibilidades de imaginação e criação de crianças de 2 anos de idade, por meio de uma narrativa construída na brincadeira com uma caixa de papelão. Duas meninas transformam esse objeto comum em banheira, piscina de bolinhas, cesto, tambor, entre outros artefatos. Os sentidos atribuídos à caixa estão relacionados às vivências dessas

Composição de fundo verde e cinza-azulado, com o texto Prêmio Capes de Tese 2023 ao lado do desenho de um cérebro composto por formas triangulares. Sobre o fundo, há a frase: “Práticas pedagógicas na educação de surdos: circuitos de transnacionalização entre documentos-monumentos, regularidades discursivas e contracondutas em questão. Eliane Telles de Bruim Vieira - Menção honrosa em Educação”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior na cor branca.

Pensar a educação de surdos para além da oralidade foi a proposta de Eliane Bruim, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em sua pesquisa de doutorado, a qual recebeu uma menção honrosa em Educação pelo Prêmio Capes de Tese 2023.  O objetivo da tese foi compreender as implicações

Composição de fundo verde, azul e creme, com uma linha ondulada vermelha. Sobre o fundo, há o texto: Prêmio Capes de Tese 2023. Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson. Greiton Toledo de Azevedo - Menção honrosa em Ensino. A logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior branca.

Compreender a formação em Matemática pode ir além de números e fórmulas. Neste sentido, Greiton Azevedo, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveu a tese Processo formativo em Matemática: invenções robóticas para o Parkinson, reconhecida com menção honrosa em Ensino pelo Prêmio Capes de Tese 2023.  A pesquisa teve

Composição de fundo cinza com uma linha curva de cor vinho que circunda a peça. No centro, há o texto “Departamento de Pesquisas Educacionais: conhecimento, tradição e interdisciplinaridade”. O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais aparecem em uma barra de cor branca na parte inferior da imagem.

Criado com o objetivo de realizar pesquisas e estudos científicos na área de educação, sob uma perspectiva crítica de teorias e metodologias, o Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas alia a produção do conhecimento a uma sólida contribuição para a implementação de políticas públicas, subsidiando novos estudos, programas e ações com foco

Composição de fundo verde, com curvas laranjas na parte inferior. Sobre a imagem, há o texto: “Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2023. História e memória. Museu Integrado de Roraima como espaço de ensino e aprendizagem. Projeto vencedor é da área da Licenciatura em História”. O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais aparecem em uma barra inferior branca.

Além dos muros da escola, Giseli Deprá, uma das vencedoras da 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, desenvolveu uma experiência formativa no Museu Integrado de Roraima (MIRR). A docente do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou atividades práticas no acervo do único museu do estado de Roraima

Ilustração de mãos erguidas. As mãos têm cores distintas, representando diversidade racial. Sobre a imagem, há o texto: “Estudos em Avaliação Educacional em Pauta. Plano Municipal de Educação: diagnóstico da gestão em municípios da fronteira do Mato Grosso do Sul. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

O Plano Municipal de Educação (PME) prevê, em sua Meta 19, a efetivação da gestão democrática do ensino na rede pública, em acordo com a meta correlata prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Mas, em dois municípios  fronteiriços do estado do Mato Grosso do Sul, a gestão democrática da educação é uma questão secundária.