O Em Pauta é um novo espaço dedicado à divulgação científica promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Ele é voltado para comunicação de assuntos, conceitos e pesquisas na área de educação e visa ampliar o acesso do público não especialista ao conhecimento científico.
Os posts do Em Pauta também contemplam os assuntos presentes nos periódicos Cadernos de Pesquisa (CP) e Estudos em Avaliação Educacional (EAE) e nos estudos realizados no Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC.
Como espaço colaborativo de construção do conhecimento, o Em Pauta é de acesso aberto. Os autores dos posts cedem os direitos da publicação à FCC e os posts publicados estão sob a licença Creative Commons CC BY-NC-ND, ou seja, o conteúdo pode ser compartilhado, com atribuição de crédito, sem alteração e para uso não comercial.
Os argumentos presentes nos posts são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam opiniões da Fundação Carlos Chagas.
A Fundação Carlos Chagas visa à promoção da igualdade de gênero em todas as suas atividades. Nesta descrição do Em Pauta, é adotado o uso dos termos no masculino, considerando as especificidades da língua portuguesa. Contudo eles se referem igualmente aos demais gêneros.
CP em Pauta
A educação democrática que reverbera nos institutos federais por meio da arte
O texto contribui para a discussão sobre educação democrática ao apresentar uma pesquisa de doutorado que examina a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais. Um debate urgente frente ao contexto reacionário vivido com o ciclo do Golpe de Estado de 2016.
Por Charles Immianvsky
EAE em Pauta
Estudo avalia habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental
O estudo analisou 94 professores e revelou detalhes sobre suas interações e sensibilidades no campo escolar. Confira como esses educadores se destacaram e identifique oportunidades de aprimoramento de práticas pedagógicas .
Por Andrieli Zorzo e Marcia Fortes Wagner
Pesquisas Educacionais em Pauta
Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil.
Por Adolfo Samuel de Oliveira
Gamificação da aprendizagem na formação do professor de língua inglesa é experiência premiada pela Fundação Carlos Chagas
Iniciativa foi realizada na Universidade do Estado da Bahia e destaca a importância da formação docente para o uso de tecnologias em sala de aula.
Por Jade Castilho