No próximo dia 20 de janeiro, às 17h, a Fundação Carlos Chagas e o British Council apresentam uma sessão online de perguntas e respostas sobre a 2a chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. O webinário é voltado para educadores e educadoras que coordenam projetos de incentivo à participação de meninas na ciência, sendo necessário fazer
- Home
- |
- Fcc Notícias
- |
- Page 25
Material é fruto de uma Frente de Trabalho do Consed e da Undime e visa contribuir com as redes de ensino brasileiras na implementação da BNC-Formação Continuada Na última segunda-feira de novembro, ocorreu o lançamento do documento BNC Formação Continuada na Prática: implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais, que busca contribuir para o fortalecimento
A Fundação Carlos Chagas foi criada a partir do projeto do Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas (CESCEM) com o objetivo inicial de articular em uma mesma instituição a promoção de vestibulares, pesquisas educacionais e formação profissional, Desde então, muitos marcos foram conquistados pela instituição, que se tornou referência na aplicação
O livro Mundo sem fronteiras: Representações sociais e práticas psicossociais, publicado pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), apresenta uma série de textos que discutem aspectos importantes da atualidade, especialmente nos contextos latino-americanos. Os temas variam de polarização a questões de gênero, ciência e educação, aproximando teoria e prática. Adelina Novaes, pesquisadora da Fundação Carlos
Evento virtual contou com a participação de lideranças da periferia da Paraíba e da Central Única das Favelas A aproximação entre o conhecimento científico e outros setores da sociedade pode contribuir para a resolução de problemas e para a ampliação do debate no meio acadêmico, político e social. Fomentar essa aproximação é o aspecto motivador
A Fundação Carlos Chagas soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação desde 2012, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino. No dia 9 de Dezembro de 2021, a partir das 16h, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese de 2021. Na 16a Edição
A pesquisa Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010, publicada pelas pesquisadoras Amélia Artes e Arlene Ricoli no periódico Cadernos de Pesquisa, foi mencionada em coluna do jornal O Globo. Na matéria, a jornalista traz uma leitura sobre o debate no Congresso relacionado à revisão da política de ações
A importância da Fundação Carlos Chagas para o início dos estudos de gênero no Brasil foi destacada em matéria no site Diário do Poder. No texto, a autora Milena Câmara aborda a presença das mulheres na política ao longo das últimas décadas, desde a conquista do direito ao voto até a atual bancada feminina na Câmara
A pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas, é referência em coluna do portal Hoje em Dia sobre os desafios da educação durante a pandemia. O texto apresenta dados sobre aprendizado, desigualdades e saúde mental em instituições de ensino. Acesse o informe sobre
Durante entrevista ao programa Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes, a pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, fala sobre volume de trabalho docente em turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O tema foi analisado em relatório que compara o cenário brasileiro com as condições de trabalho de professores nos Estados Unidos,