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Webinar ao vivo - 2a Chamada Garotas STEM 20/01 17h. Faça a sua inscrição. Formando Futuras cientistas. Fundação Carlos Chagas e British Council

No próximo dia 20 de janeiro, às 17h, a Fundação Carlos Chagas e o British Council apresentam uma sessão online de perguntas e respostas sobre a 2a chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. O webinário é voltado para educadores e educadoras que coordenam projetos de incentivo à participação de meninas na ciência, sendo necessário fazer

Material é fruto de uma Frente de Trabalho do Consed e da Undime e visa contribuir com as redes de ensino brasileiras na implementação da BNC-Formação Continuada  Na última segunda-feira de novembro, ocorreu o lançamento do documento BNC Formação Continuada na Prática: implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais, que busca contribuir para o fortalecimento

57 anos da Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas foi criada a partir do projeto do Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas (CESCEM) com o objetivo inicial de articular em uma mesma instituição a promoção de vestibulares, pesquisas educacionais e formação profissional, Desde então, muitos marcos foram conquistados pela instituição, que se tornou referência na aplicação

Livro Mundo sem Fronteiras

O livro Mundo sem fronteiras: Representações sociais e práticas psicossociais, publicado pela Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), apresenta uma série de textos que discutem aspectos importantes da atualidade, especialmente nos contextos latino-americanos. Os temas variam de polarização a questões de gênero, ciência e educação, aproximando teoria e prática. Adelina Novaes, pesquisadora da Fundação Carlos

Saiba como foi: Baile nas Favelas: Inclusão e Capacitismo: Preconceito e Discriminação contra Pessoas com Deficiência

Evento virtual contou com a participação de lideranças da periferia da Paraíba e da Central Única das Favelas A aproximação entre o conhecimento científico e outros setores da sociedade pode contribuir para a resolução de problemas e para a ampliação do debate no meio acadêmico, político e social. Fomentar essa aproximação é o aspecto motivador

Solenidade de entrega do Prêmio Capes de Tese

A Fundação Carlos Chagas soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação desde 2012, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino.  No dia 9 de Dezembro de 2021, a partir das 16h, acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese de 2021. Na 16a Edição

A pesquisa Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010, publicada pelas pesquisadoras Amélia Artes e Arlene Ricoli no periódico Cadernos de Pesquisa, foi mencionada em coluna do jornal O Globo. Na matéria, a jornalista traz uma leitura sobre o debate no Congresso relacionado à revisão da política de ações

A importância da Fundação Carlos Chagas para o início dos estudos de gênero no Brasil foi destacada em matéria no site Diário do Poder. No texto, a autora Milena Câmara aborda a presença das mulheres na política ao longo das últimas décadas, desde a conquista do direito ao voto até a atual bancada feminina na Câmara

A pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas, é referência em coluna do portal Hoje em Dia sobre os desafios da educação durante a pandemia. O texto apresenta dados sobre aprendizado, desigualdades e saúde mental em instituições de ensino.  Acesse o informe sobre

Fundação Carlos Chagas. Na mídia. 20 de novembro de 2021. Alto número de turmas para professores no ensino fundamental. Confira entrevista da pesquisadora Gabriela Moriconi ao Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes. A imagem é cinza claro, com detalhe de um clipe ao centro, em torno do texto.

Durante entrevista ao programa Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes, a pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, fala sobre volume de trabalho docente em turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O tema foi analisado em relatório que compara o cenário brasileiro com as condições de trabalho de professores nos Estados Unidos,