O evento foi organizado pelo centro internacional CIERS-ed com sede na Fundação Carlos Chagas. O CIERS-ed – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, com sede na Fundação Carlos Chagas, promoveu o webinário apresentado pela Dra. María Estela Ortega Rubí, docente da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL) e coordenadora da
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A formação continuada dos professores e a avaliação do trabalho docente são instrumentos importantes para refletir sobre a prática pedagógica e aprimorar a qualidade da educação. O documento BNC – Formação Continuada na prática: implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais, elaborado com participação da Fundação Carlos Chagas, é um dos destaques de reportagem do
A avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional de professores da rede básica de ensino é um dos temas centrais para a elaboração e a melhoria de políticas públicas na educação. Em reportagem sobre o assunto, o Educação em Pauta destaca o documento BNC – Formação Continuada na prática: implementando processos formativos orientados por referenciais profissionais,
Coletânea de relatos sobre um dos marcos da imprensa feminista brasileira faz parte das ações da Fundação Carlos Chagas para revitalizar a história da publicação
A Fundação Carlos Chagas oferecerá prêmios adicionais nas áreas de Educação e de Ensino. O Prêmio Capes de Tese é outorgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES para as melhores teses de doutorado defendidas em 2021. Também serão entregues prêmios adicionais pela Fundação Carlos Chagas e Dimensions Sciences, parceiras da
A qualidade da educação básica depende da boa formação de professores que atuarão nas mais diversas salas de aula do país. Neste sentido, os cursos de licenciatura são um espaço privilegiado de formação docente, com potencial de propiciar experiências de impacto não apenas para os estudantes de graduação, mas também para professores, comunidades escolares e
Estudo da Fundação Carlos Chagas mostra a relação entre abandono escolar e desigualdades no ensino durante a pandemia de covid-19
A Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, sediada na Fundação Carlos Chagas, lança, nesta segunda-feira (04/04), a publicação Profissionalização e desenvolvimento profissional, de Richard Wittorski. A obra, com revisão técnica de Lúcia Villas Bôas e Maria Rosa Lombardi, pesquisadoras do Departamento de Pesquisas Educacionais, é dividida em duas partes. Na primeira, o autor apresenta as questões
Docentes que atuam em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas podem enviar os trabalhos sobre a experiência formativa nas licenciaturas a partir do dia 31 de março O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem como objetivo valorizar e divulgar experiências que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. Podem