O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, produzido pelo D³e em parceria com a Fundação Carlos Chagas, foi fonte de evidências científicas em coluna no jornal A Gazeta. No texto, o coordenador-geral do Movimento Profissão Docente discute o regime de dedicação exclusiva a uma única escola como forma de
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De medicina cabocla no Amazonas à programação de sistema de irrigação solar na Bahia, 30 projetos em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal fazem a diferença na inclusão de gênero
Apresentação é parte de evento que destaca a importância da ciência e sua interface com direitos fundamentais, como a educação
Parceria entre Fundação Carlos Chagas e British Council Brasil contempla 30 projetos de todas as regiões do país, com iniciativas vinculadas a universidades, escolas e organizações da sociedade civil
Inédita no Brasil, obra reúne aspectos teóricos, práticos e de pesquisa sobre a importância de expressar experiências em palavras
Com o retorno às aulas presenciais, mudanças no clima escolar e nos índices de violência nas escolas estimularam a discussão sobre o assunto em evento interativo do Senado Federal, realizado em junho de 2022. Uma das bases para o debate foi o estudo Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação
Pesquisa apresenta levantamento de normativas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e suas relações com a atuação de diretores escolares O retorno das atividades presenciais nas escolas tem sido marcado por desafios decorrentes dos quase dois anos de atividades remotas e híbridas durante a pandemia de covid-19. A crise sanitária se desdobrou
Entrevista faz parte de dossiê com o tema Infância(s) e suas brincadeiras, organizado pela revista Humanidades e Inovação A educação infantil brasileira tem um histórico marcado por desigualdades. Durante um longo período, o atendimento a crianças provenientes de camadas excluídas social e economicamente ocorreu em instituições educacionais vinculadas a órgãos de assistência. Esse quadro só
Docentes de cursos de licenciatura podem submeter projetos realizados nos três anos anteriores ao lançamento do Edital
O projeto Semeando Ciência: Meninas em Campo une saúde pública e ciência cidadã ao ampliar conhecimentos sobre insetos de interesse médico entre estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras. A iniciativa é uma das selecionadas na segunda chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas, parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o British