Pesquisadora comenta reflexos da pandemia nas desigualdades educacionais a partir de evento na FCC
![Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Pesquisadora comenta reflexos da pandemia nas desigualdades educacionais a partir de evento na FCC. UOL.12 de junho de 2024. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.](https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2024/06/fcc-na-midia-desigualdades-educacionais-uol_13-06-24-300x166.png)
|13/06/24
Por Jade Castilho
O fim do estado de emergência de saúde pública internacional provocado pela covid-19 encerrou-se há cerca de um ano, mas os efeitos deixados pela pandemia ainda refletem e aprofundam desigualdades na educação.
A coluna de Rodrigo Ratier, do UOL, destacou as pesquisas do projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, desenvolvido com participação de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Carlos Chagas. O projeto contou também com parcerias com outros quatro países: Austrália, Bélgica, França e Marrocos.
Cinthia Torres Toledo, pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp que integra a rede de pesquisa, detalhou seu estudo de campo realizado em escolas da rede municipal na periferia de São Paulo durante a pandemia.
Em entrevista, Cinthia compara a experiência brasileira com a dos demais países e reflete sobre a infrequência escolar, os desafios logísticos do ensino remoto e iniciativas de resposta à crise sanitária.
Para saber mais, acesse a coluna completa.