Convivência escolar e ética na educação são tema de livro com participação de pesquisador da Fundação Carlos Chagas
![Composição com a capa do livro Convivência ética na educação, sobre um fundo verde e bege. Na capa do livro, há uma árvore em que as folhas são representadas por corações e mãos. Ao lado da capa, sobre o fundo verde, há o texto: “Lançamento de livro. Convivência ética na educação: caminhos que levam à conscientização para um mundo mais humano e justo. Saiba mais”. Em uma barra inferior vermelha, há o logo da Fundação Carlos Chagas.](https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2024/06/fcc-livro-convivencia-etica-educacao-690x376-1-300x164.png)
|26/06/24
Obra reúne textos de pesquisadores e especialistas na área sobre inclusão, autonomia e a importância do diálogo para o trabalho colaborativo nas escolas
Por Jade Castilho
A arte da convivência na educação é tema do livro Convivência ética na educação: caminhos que levam à conscientização para um mundo mais humano e justo com participação de Adriano Moro, membro do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.
O pesquisador é autor do capítulo A convivência escolar e as possibilidades de diagnóstico, em que detalha o conceito de convivência escolar, além de abordar como é preciso conhecer o espaço educacional para assim torná-lo seguro e favorável à aprendizagem.
Para além da complexidade do fenômeno da convivência escolar, Adriano apresenta os eixos de análise de uma matriz de referência elaborada para o diagnóstico da convivência, tais como, a convivência pacífica, a inclusiva e diversa, a cuidadosa e a ética e democrática.
Para o pesquisador, é urgente que a escola e toda a comunidade envolvida reconheçam o valor e o potencial da instituição para a formação de sujeitos comprometidos com a vida em sociedade.
“Investir na convivência escolar implica mover ações, sistematizadas e institucionais, para refletirmos sobre valores implícitos na instituição, as formas de organização, as relações interpessoais, as normas e os encaminhamentos para enfrentar e mediar os conflitos, as maneiras de expressar e acolher os sentimentos, as expectativas sociais e educativas, as formas de promover o cuidado e a proteção aos que nela convivem”, completa Adriano.
Racismo, bullying, inclusão, clima escolar, diversidade, competências socioemocionais e formação de professores são outros tópicos abordados nos 30 capítulos do livro.
Para saber mais informações sobre a publicação, acesse o site da editora.