1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de roda de conversa em lançamento de livro sobre construção do racismo
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de roda de conversa em lançamento de livro sobre construção do racismo

 

Composição com a capa do livro Abjeção - a construção histórica do racismo, sobre um fundo cinza escuro e bege claro com uma faixa em rosa salmão claro. Na capa do livro, há uma fotografia de uma mulher negra segurando um bebê negro. Ao lado da capa, sobre o fundo cinza, há o texto: Abjeção a construção histórica do racismo, de Berenice Bento”. Em uma barra inferior vermelha, há o logo da Fundação Carlos Chagas e os perfis de suas redes sociais.

|05/07/24

Evento contará com mesa redonda e sessão de autógrafos da autora Berenice Bento e marca início de campanha que incentiva a citação de mulheres negras

Por Jade Castilho

Na próxima quarta-feira, 10 de julho, a partir das 19h, acontecerá o lançamento do livro Abjeção – a construção histórica do racismo, de Berenice Bento, pesquisadora e professora na Universidade de Brasília (UnB).

O evento marca o início da campanha Cite mulheres negras, em parceria com o coletivo estadunidense Cite Black Women, e contará com uma mesa redonda com participação de Adriana Tolentino Sousa, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC).

Além da pesquisadora, Neon Cunha, Crislei de Oliveira Custódio, Helena Vieira e Mariana do Berimbau também farão parte da roda de conversa com a autora. Promovido pela Cult, o evento é gratuito com retirada de convites com uma hora de antecedência no Teatro do Sesc Pompeia, em São Paulo.

Sobre o livro

A obra de Berenice Bento é resultado de sua pesquisa desenvolvida ao longo de seis anos que, inicialmente, se debruçou sobre os debates que aconteceram no Parlamento brasileiro entre os meses de maio e setembro de 1871, quando se discutiu o futuro da primeira geração de pessoas negras livres no país.

Além de revelar documentos históricos do século 19 que sustentaram a escravidão no Brasil, o livro investiga a construção da mentalidade racista e sua expressão na contemporaneidade.

Para saber mais, acesse o perfil da Revista Cult no Instagram e o site do Sesc.

Saiba mais
Lançamento do livro Abjeção, de Berenice Bento – Campanha Cite mulheres negras
Quando: 10 de julho de 2024, às 19h
Onde: Teatro do Sesc Pompeia, localizado na Rua Clélia, 93, São Paulo – SP