Pesquisas e projetos apoiados pela Fundação Carlos Chagas contribuem com reflexões sobre o ensino fundamental
![Na Mídia. Desafios dos anos finais do ensino fundamental. Projetos e editais da Fundação Carlos Chagas baseiam reflexões sobre essa etapa da educação brasileira. Estadão. 29 de agosto de 2022. A imagem é cinza claro, com detalhe de borda semicircular à esquerda.](https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2022/09/FCC_NaMidia_29.08_DesafiosEnsinoFundamental_Estadao-300x163.png)
|29/08/22
Ao apresentar dificuldades e soluções pedagógicas relacionadas às adolescências e aos anos finais do ensino fundamental brasileiro, coluna no jornal Estadão cita projetos de pesquisa contemplados no edital Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública, promovido pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social. Além do edital, o texto de opinião também evidencia a importância das condições de trabalho docente nesta fase de ensino e menciona o relatório sobre volume de trabalho de professores no Brasil, publicado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o D3e – Dados para um debate democrático na educação.
Conheça o edital Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública aqui.
Saiba mais sobre o relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental aqui.
Leia a coluna completa do Estadão aqui.