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CP em Pauta. Texto Magda Becker Soares. Logo da Fundação Carlos Chagas

Cadernos de Pesquisa lamenta profundamente a perda de Magda Becker Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. A sua expoente contribuição permanece fundamental para os estudos em alfabetização. Convidamos nossos leitores a revisitar dois de seus textos publicados pela Revista. Leia SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Dinâmicas psicossociais na América Latina: movimento e diversidade. A imagem tem fundo cinza. Nas laterais, há pequenos círculos conectados por linhas. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

A riqueza étnica, cultural, econômica e política da América Latina se reflete em uma composição social com dinâmicas muito variadas entre os países e até mesmo dentro de cada um deles. O grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação, da Fundação Carlos Chagas (FCC), faz parte de uma rede que busca construir conhecimentos sobre

CP em Pauta - Determinantes de gênero na indisciplina na sala de aula. Logo da Fundação Carlos Chagas

O artigo Indisciplina na sala de aula e suas nuances de gênero  resulta de uma pesquisa etnográfica que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Constatou-se que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente e com mais veemência pelos meninos, as meninas também transgridem

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Escolas sustentáveis e o pensamento freireano. Antonia Adriana Arrais. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

Observar as práticas de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, com uma análise fundamentada no pensamento freireano. Esse foi o objetivo do estudo pela professora doutora Antonia Adriana Mota Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade de Brasília (UnB). Com a tese Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Olhares sobre a educação: da sala de aula à relação com as famílias. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Entender a complexidade da sala de aula e das escolas requer análises que considerem a perspectiva de diferentes atores do processo educacional: professores, estudantes, gestores e familiares. Na pesquisa em representações sociais e educação, reunir as peças desse grande quebra-cabeça é um trabalho coletivo, que inclui diversidade de perguntas de investigação e de abordagens metodológicas.

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante. Maria Alice Campesato. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sala de aula historicamente é um espaço de apresentação do mundo e de formação de crianças e jovens para a vida em sociedade, mas os princípios que baseiam essa formação têm passado por transformações profundas, principalmente com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. A professora e pesquisadora Maria Alice Campesato, em sua tese de

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. CIERS-ed: Educação e Representações Sociais além de fronteiras. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

O desenvolvimento de uma pesquisa não é um processo que se percorre sozinho. O diálogo com teorias distintas, com outros pesquisadores e com os participantes que integram a coleta de dados é essencial. Quanto maior a diversidade de olhares, mais rica se torna a análise sobre o assunto. No campo das representações sociais, a Fundação

Uma pessoa segurando um livro aberto. O livro aparece em destaque no centro da fotografia. Ao fundo há uma estante com livros

O artigo Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras discute a formação do futuro professor de literatura a partir de uma reflexão acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada a cada três anos como forma de avaliar os cursos de ensino superior do país, traz indícios

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Escola sem Partido e o pensamento de Hannah Arendt. Mauro Sérgio da Silva. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

As discussões sobre aspectos políticos na sala de aula ganharam destaque na esfera pública nos últimos anos, principalmente devido à atuação de grupos como o Movimento Escola sem Partido (MESP). Contrário a práticas que considera como doutrinação política nas escolas, o movimento parece se aproximar de uma frase dita pela filósofa social alemã Hannah Arendt,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Educação e Representações Sociais: um olhar para o senso comum. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Existem alguns conhecimentos que partilhamos enquanto grupos sociais, mas sobre os quais não costumamos pensar em profundidade. Eles fazem parte do senso comum, de concepções naturalizadas que guiam nossa tomada de decisão sem que seja necessário um longo processo reflexivo a cada ação cotidiana. Estudar o senso comum é um dos objetivos de pesquisadores que