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Cartaz com números dispostos em um fundo retangular verde. Na parte de cima do retângulo, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. Abaixo deles, mais ao centro do retângulo, encontra-se o título “Saeb se baseia em visão mais restrita do letramento matemático no 2º ano do ensino fundamental”, em letras brancas em um fundo vermelho.

O alinhamento entre os vários componentes das avaliações em larga escala é uma das questões de validade que mais preocupam os gestores educacionais, de modo que as avaliações sejam informações úteis para orientar as intervenções pedagógicas. Em um momento importante de reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o artigo Letramento em matemática

Cartaz com os dizeres: Cadernos de Pesquisa em Pauta. Profa. Dra. Vanilda Paiva. A imagem tem fundo cinza claro e texto na cor cinza escuro. O laço de luto, na cor cinza escuro, aparece à direita. Na parte inferior da imagem, há uma barra branca com a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Cadernos de Pesquisa expressa suas condolências à família, aos amigos e à comunidade científica pela perda de Vanilda Pereira Paiva, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC). Com inestimáveis contribuições à sociologia da educação, seus trabalhos seguem essenciais especialmente à

Cartaz com os dizeres: EAE em Pauta. Impactos da pandemia de covid-19 na educação em São Paulo. O texto aparece sobre uma fotografia. Na fotografia, há um caderno espiral de capa verde sobre um bloco de anotações de folhas amarelas. Acima do caderno há uma máscara facial preta. Do lado esquerdo há um bloco de post-its de cores amarela, rosa e azul e um clip amarelo. Do lado direito há um clip rosa. A imagem tem fundo rosa.

Cerca de 48 milhões de estudantes tiveram que deixar de frequentar as atividades presenciais nas 180 mil escolas de ensino básico no Brasil a partir de março de 2020, com a pandemia de covid-19. Assim, a maior rede educacional do país, a rede estadual de São Paulo, teve que, rapidamente, adotar estratégias de ensino mediado

Cartaz com os dizeres: EAE em Pauta. O que os alunos devem aprender em leitura? Fundação Carlos Chagas. Na imagem, quatro livros aparecem em sequência na diagonal, cada livro maior do que o anterior. Os livros são ligados por escadas. A imagem tem fundo roxo.

Uma síntese que representa os objetivos da área de leitura e corrige ambiguidades e imprecisões desses objetivos é o resultado de um estudo que analisou mais de 1800 sentenças descritoras, que especificam o que se avalia em testes de larga escala e em descrições de itens de teste e documentos curriculares. A pesquisa é apresentada

Materiais e equipamentos utilizados para praticar diferentes esportes (bolas de futebol, basque, vôlei, luva e bola de beisebol, chuteira, peteca, raquete de tênis, taco, etc.).

Considerando as propostas das recentes políticas públicas para a educação básica, é possível perceber determinadas mudanças nas proposições curriculares e nos encaminhamentos pedagógicos para a educação escolar. Tais dispositivos legais determinam uma diminuição da carga horária de educação física, sobretudo a partir do Novo Ensino Médio. Assim, ao analisar as consequências dessa decisão para o

Cartaz com os dizeres: EAE em Pauta. Quais itens de múltipla escolha funcionam melhor: uma análise do Enade 2016. Fundação Carlos Chagas. Na imagem, um lápis vermelho está pousado sobre uma folha de resposta de prova de múltipla escolha.

Uma indagação que sempre se coloca na elaboração de um teste de proficiência é a escolha do melhor tipo de questão e do processo cognitivo mais adequado para se aferir uma habilidade ou competência. Nem sempre quem elabora as questões leva esses pontos em consideração, mas se adequa ao conforto de fórmulas mais imediatas. Cada

Imagem com o logo CP em pauta. No centro há o logo da Pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia. Abaixo há o título Inclusão escolar: a pandemia evidencia os antigos desafios da educação especial. Na parte inferior central há os logos da UFABC, Fundação Carlos Chagas, FEUSP e UFES.

No artigo Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental, as autoras e o autor  nos apresentam os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade de

Composição com ilustração de contorno de duas pessoas que aparecem contra um fundo amarelado. Texto: CP Em Pauta Raça Negra e Educação. Logo da Fundação Carlos Chagas

Em 36 anos, o que mudou na realidade da educação brasileira considerando as desigualdades educacionais relacionadas à presença de negros nos espaços escolares? Tivemos algumas mudanças, como ampliação e quase universalização da educação básica, em especial para os anos iniciais do ensino fundamental; melhora nos indicadores de distorção idade-série; monitoramento do desempenho escolar a partir

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Lugares da negritude e práticas político-pedagógicas de coletivos negros na universidade. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

O incômodo com as profundas desigualdades na área da saúde enfrentadas no Brasil, especialmente pelas populações negras e indígenas, levou a professora e nutricionista Tamiris Pereira Rizzo a desenvolver seu doutorado em Educação em Ciências e Saúde, no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Uso de jogos de linguagem como forma de resistência no Rio Xingu. Melhor tese na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sensibilidade em perceber o quanto o modo de vida dos povos ribeirinhos do Rio Xingu, no oeste do Estado do Pará, foi afetado pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) levou o pesquisador Marcos Formigosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a desenvolver seu doutorado intitulado As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do