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Educação e infância: as oportunidades de aprendizagem para bebês e crianças

Com múltiplas abordagens, grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas investiga políticas e práticas e formula propostas para as redes públicas de educação infantil

05/08/24 | Por Por Jade Castilho - assessora de comunicação no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas, e-mail: comunicacao@fcc.org.br

Imagem de fundo geométrico cinza claro, cinza escuro e vinho. Cobertura em cinza texturizado e sob as formas, há o texto “Grupo de Pesquisa Educação e Infância. As políticas públicas para a formação e aprendizagem das crianças”. Logos e perfis nas redes sociais da Fundação Carlos Chagas em barra inferior branca.

A educação pode transformar não apenas a vida individual de uma criança, mas toda uma sociedade. A partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, foi estabelecido o direito à educação infantil, fundamental para a construção da cidadania e que promove o desenvolvimento integral de toda e qualquer pessoa.

A Educação Infantil (EI), primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seus cinco anos de idade, desde seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, com participação da família e da comunidade.

Com atenção a essa temática, a Fundação Carlos Chagas (FCC) conta com o grupo de pesquisa Educação e Infância: políticas e práticas, que se dedica aos estudos e pesquisas sobre a educação da infância com a realização de assessorias e novas propostas para redes públicas de Educação Infantil.

O grupo é dividido em duas linhas de pesquisa. Em Infância, História e Política são desenvolvidos estudos sobre a educação das crianças no interior das relações sociais e a elaboração e a implementação de políticas públicas direcionadas aos tipos de atendimento e condições de acesso a programas educacionais e de proteção à infância.

A linha Análise de Programas e Práticas na Educação Infantil investiga o acesso à educação infantil e a avaliação da qualidade dos contextos educativos de instituições de EI de redes municipais e parceiras conveniadas.

“A promoção de novas pesquisas e avanços em políticas de avaliação educacional da infância é fundamental para pensar em avaliar e medir o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem para bebês e crianças “, comenta Eliana Bhering, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC e líder do grupo.

O grupo tem produzido pesquisas com foco nas abordagens de infância e a educação no âmbito das relações sociais, aspectos atuais e históricos, políticas públicas de educação para a infância, formação de educadores e avaliação dos contextos educativos e das práticas pedagógicas.

Em agosto de 2024, mês dedicado à Infância, a Fundação Carlos Chagas retoma a série de textos sobre o grupo de pesquisa Educação e Infância, seus projetos e áreas de atuação.

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Educação e infância: políticas e práticas
Grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas tem como objetivo realizar estudos sobre a educação da infância, realizando assessorias e formulando propostas para redes públicas de educação infantil.

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