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Avaliação de contexto na educação infantil e o entendimento das práticas pedagógicas

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas atua no desenvolvimento de instrumento de avaliação e retoma legado de grupo de pesquisa em Educação e Infância

14/08/24 | Por Por Jade Castilho - assessora de comunicação no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas, e-mail: comunicacao@fcc.org.br

Imagem de fundo geométrico cinza claro, cinza escuro e vinho. Cobertura em cinza texturizado e sob as formas, há o texto Avaliação de contexto na educação infantil e o entendimento das práticas pedagógicas”. Logos e perfis nas redes sociais da Fundação Carlos Chagas em barra inferior branca.

Observar a rotina diária, as interações e a brincadeira nas turmas de Educação Infantil (EI) é essencial para o entendimento das práticas pedagógicas cotidianas dos bebês e das crianças. Eliana Bhering é líder do grupo de pesquisa Educação e Infância: políticas e práticas, e pertence à linha 2 Análise de Programas e Práticas na Educação Infantil, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Vem trabalhando no campo da avaliação de contexto da Educação Infantil, e atualmente se dedica ao desenvolvimento de instrumentos de avaliação de qualidade do trabalho com bebês e crianças em turmas de creche e pré-escola.

Eliana, juntamente com seu grupo de pesquisadoras, trabalha na construção de um instrumento de avaliação de contexto intitulado oportunidades de aprendizagem educativo-pedagógicas para bebês e crianças (OEPE). Até este ano, o instrumento foi utilizado em municípios dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Amazonas e pretende expandir para municípios nas outras regiões do país. Até agora, o grupo de pesquisadoras que estiverem em quase 200 turmas de creche e pré-escola, contando também com a participação de profissionais das redes municipais.

Para utilização do roteiro de observação que compõe o instrumento, o estudo detalhado, o treinamento teórico e prático das avaliadoras são etapas importantes para o processo de coleta de dados. O instrumento possui um manual que explica sua construção e aspectos constitutivos e um Caderno de Registros para marcações das pontuações e anotações complementares..

“O que pretendemos é construir um instrumento que qualquer profissional do campo da Educação, em especial da Educação Infantil, consiga utilizar compreendendo bem ao que cada item e descritores se referem. No futuro próximo, temos a intenção de disponibilizar esta ferramenta para pesquisadoras, profissionais e equipes de secretarias municipais da Educação Infantil. É uma contribuição nossa, da Fundação Carlos Chagas, para a educação infantil brasileira”, afirma Eliana.

Um legado como referência

Com a pesquisa em andamento e a construção de instrumentos de avaliação de contexto, o grupo de pesquisadoras que trabalham na linha de pesquisa 2 pretende apoiar a criação e o aprimoramento de políticas educacionais para a Educação Infantil.

“É muito importante que sigamos nesse caminho, porque o Brasil precisa de dados que possam inspirar políticas públicas como garantia de uma Educação Infantil de qualidade”, finaliza a pesquisadora.

Em agosto de 2024, em comemoração ao mês que celebra a infância, a Fundação Carlos Chagas traz uma série de textos sobre este grupo de pesquisa, seus projetos, pesquisadoras membras e áreas de atuação.

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Educação e infância: políticas e práticas
Grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas tem como objetivo realizar estudos sobre a educação da infância, realizando assessorias e formulando propostas para redes públicas de educação infantil.

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