Pesquisa e Educação

  • Início
  • |
  • Pesquisa e Educação
  • |
  • Aprimoramento do clima escolar e desenvolvimento de lideranças escolares democráticas no contexto do programa de ensino integral do estado de São Paulo
www.fcc.org.br

Aprimoramento do clima escolar e desenvolvimento de lideranças escolares democráticas no contexto do programa de ensino integral do estado de São Paulo

Coordenação: Adriano Moro (DPE/FCC)

Equipe:
Estatística/DPE/FCC: Raquel da Cunha Valle
Outras instituições: Renata Maria Moschen Nascente (UFSCar) e Jonathan Cohen (Universidad de Sevilla)
Assistente: Marcelo Oda Yamazato

Financiamento: FCC e Observatorio Internacional del Clima Escolar y Prevención de la Violencia (Universidad de Sevilla)

Vigência:2021-2023

Descrição:O projeto faz parte do Termo de Cooperação Científica entre a FCC, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Observatorio Internacional del Clima Escolar y Prevención de la Violencia, em Sevilha, Espanha, e tem como objetivos: compreender o estágio atual do clima escolar e das lideranças em duas escolas desse programa e desenvolver o aprimoramento tanto do clima escolar como das lideranças, na perspectiva democrática. A investigação será desenvolvida por meio de pesquisa-ação, tendo como procedimentos a observação participante, grupos de discussão/rodas de conversa e a sistematização e compartilhamento dos dados entre pesquisadores e agentes nas escolas, e complementada pela pesquisa bibliográfica (metapesquisa) e análise documental. Espera-se que, por meio da pesquisa, as escolas possam desenvolver lideranças democráticas, promover melhoria do clima escolar e que seus resultados subsidiem ações nas escolas e publicações que contribuam para o avanço do conhecimento nesse campo. Para o desenvolvimento do projeto em 2022, temos as seguintes etapas: (1) estruturação dos instrumentos de medida do clima escolar, na plataforma digital da FCC; (2) aplicação dos questionários do clima em quatro escolas da cidade de São Carlos; (3) devolutiva dos resultados do clima escolar para as escolas; (4) implementação de rodas de conversas com gestores e docentes para estudar as dimensões do clima escolar; (5) implementação de estratégias para formação de liderança democrática em duas das quatro escolas selecionadas.