Portal da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Fundação Carlos Chagas abre inscrições para 5ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
Portal da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT): Fundação Carlos Chagas abre inscrições para 5ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
admin
18/07/2024 22:13:15
Portal daUniversidade Federal do Mato Grosso(UFMT)| 20/03/2015Fundação Carlos Chagasabre inscrições para 5ª Edição doPrêmio Professor Rubens Murillo MarquesCom o objetivo de estimular as boas práticas implementadas nos cursos de Licenciatura e contribuir para a valorização da profissão do professor, aFundação Carlos Chagas(FCC) abre as inscrições, no período de 4 de maio a 15 de agosto, para a 5ª Edição doPrêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa revela as melhores e mais inovadoras experiências educativas desenvolvidas por docentes de Licenciatura, que se dedicam a ensinar e formar novos professores. Os dois vencedores do prêmio receberão a quantia de R$ 20 mil, um diploma, um troféu e a publicação dos seus trabalhos na coleção Textos FCC e no site da Fundação. Além disso, a instituição concederá menções honrosas aos trabalhos inovadores que não forem premiados, mas que também se destacaram pela qualidade e criatividade. “Estamos muito felizes por realizar o Prêmio pelo quinto ano consecutivo, pois acreditamos ser fundamental estimular o trabalho da docência no Brasil. Queremos contribuir com iniciativas em prol da valorização do professor, pois são eles os protagonistas do processo de formação e ampliação da educação no País”, declara a professora Bernadete Gatti, vice-presidente daFundação Carlos Chagas. Segundo Gatti, um dos sintomas preocupantes da imagem do professor no Brasil é a crescente falta de interesse dos jovens pela profissão. “Para se ter uma ideia, atualmente, apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm interesse em estudar Pedagogia ou fazer alguma Licenciatura, segundo pesquisa que realizamos em 2014, patrocinada pela Fundação Victor Civita”, complementa. Para concorrer ao Prêmio, o conteúdo dos projetos deve abordar experiências realizadas e concluídas de 2014 até junho deste ano e comprovadas por documentos – relatórios de obtenção de créditos na disciplina em questão, avaliações e provas aplicadas durante a execução do projeto, depoimentos em vídeo dos participantes ou trabalhos e atividades realizadas pelos alunos. A avaliação será realizada por uma Comissão de Especialistas, constituída pela Fundação Carlos Chagas, que analisará os trabalhos conforme a adequação entre os objetivos e as ações desenvolvidas visando à aprendizagem. Para conhecer o regulamento acesse o site da FCC –www.fcc.org.br. “O número de projetos inscritos e a qualidade de seus conteúdos vem aumentando a cada ano, sendo que em 2014 tivemos mais de 70 projetos vindos de várias partes do País. Mas queremos aumentar esse número, pois no Brasil há mais de mil cursos de Licenciaturas e desejamos descobrir os vários talentos que inspiram os futuros professores”, explica a vice-presidente.Professores premiados em 2014O professor Nabil Araujo de Souza, do Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), venceu o Prêmio com o projeto Ensino de Literatura e Desenvolvimento da Competência Crítica: uma “terceira via” didático-pedagógica. O professor Diego Adaylano Monteiro Rodrigues, do Departamento de Biologia da UFC, colocou em prática seu projeto Novos Saberes ao Estudar e Ensinar Ciências: a construção de uma revista infantil, virtual e o desenvolvimento de projetos de divulgação científica, a experiência foi um sucesso entre seus alunos.Sobre aFundação Carlos ChagasFundada em 1964, é uma instituição privada sem fins lucrativos, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Com atuação em todo o território nacional, a Fundação Carlos Chagas já avaliou mais de 74 milhões de candidatos em processos seletivos de mais de 500 instituições privadas e públicas. (atualizar) Também atua em pesquisas e projetos na área educacional, feitos por equipes multidisciplinares, com o objetivo de investigar a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do País. (Da Assessoria)