Pesquisador da Fundação Carlos Chagas participa de formação sobre clima escolar na rede municipal de Belo Horizonte
Pesquisador da Fundação Carlos Chagas aborda clima escolar e suas dimensões avaliativas, relações com ambiente de trabalho e cooperação.
Luanne Caires
18/07/2024 22:14:52
Encontros com gestores e professores buscam subsidiar a elaboração de planos de convivência nas escolas da cidadeNesta terça-feira (23/08), tem início o percurso formativoAs dimensões do clima escolar para a elaboração do plano de convivência, uma iniciativa do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (CAPE), da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. O pesquisador Adriano Moro, que integra o grupo de pesquisaAvaliação Educacionalna Fundação Carlos Chagas, fará a palestra de abertura e também a de fechamento do percurso, formado por oito encontros virtuais.O tema do primeiro encontro seráO clima escolar e suas dimensões avaliativas. A proposta é promover reflexões sobre a importância de se compreender as dimensões avaliativas previstas no instrumento de Avaliação do Clima Escolar elaborado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O instrumento e as avaliações propostas podem atuar como uma das bases para que as escolas da rede municipal de Belo Horizonte organizem seu Plano de Convivência. OPlano de Convivênciaé um documento que deve ser elaborado em cada escola da rede, a partir de uma discussão coletiva sobre os valores que estruturam a convivência nos ambientes escolares. O objetivo é estabelecer consensos entre todos os segmentos da escola de modo a ressignificar as relações de convívio e melhorar o clima escolar. Ao longo dos encontros, que ocorrem durante os próximos meses, serão debatidos temas como segurança nas escolas, relações com a família e a comunidade, conflitos no ambiente escolar e infraestrutura. No último encontro, previsto para 06 de dezembro, Adriano falará sobre as percepções de gestores e professores em relação ao ambiente de trabalho e às instituições de ensino. O pesquisador também abordará a importância da gestão e da promoção de espaços cooperativos que articulem diversos setores da comunidade escolar. Saiba maisObservatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da ViolênciaA Fundação Carlos Chagas tem um acordo de cooperação científica com o Observatório e para a constituição de grupos de estudos e pesquisas sobre clima, convivência e violência nas escolas.https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-pesquisa/observatorio-internacional-de-clima-escolar-e-prevencao-da-violencia